A Delend, fintech brasileira que utiliza inteligência artificial e Open Finance para otimizar serviços financeiros, anunciou a chegada de Nic Marcondes como seu novo head de Open Finance.
Com quase duas décadas de experiência em tecnologia e inovação, Marcondes traz um histórico de desenvolvimento estratégico e gestão, tendo atuado nos últimos sete anos diretamente com o sistema financeiro aberto.
Segundo dados do Banco Central (BC), o Open Finance tem apresentado crescimento acelerado no Brasil. Até o início de 2024, o país já contava com mais de 46 milhões de consentimentos ativos, refletindo um aumento de 145% em relação ao ano anterior.
Essa base sólida de dados e as mais de 1,7 bilhão de chamadas de API por semana posicionam o mercado local como líder global no uso dessa tecnologia. As projeções indicam que, até 2026, o sistema poderá gerar até R$ 42 bilhões em novos negócios, sobretudo em serviços financeiros personalizados e competitivos.
Marcondes vê nessa expansão uma oportunidade significativa de inovação. “A rápida adesão ao Open Finance está permitindo uma maior integração de serviços financeiros, facilitando a abertura e gestão de contas, investimentos e análises de crédito de forma mais ágil e eficiente”, afirma o executivo.
Ele também destaca o aumento expressivo de consentimentos entre pessoas jurídicas, que subiu 304% no último ano, e o crescimento da notificação aos clientes sobre recursos parados que poderiam estar gerando rendimentos.
O Open Finance, que faz parte da agenda de modernização financeira liderada pelo BC, tem promovido maior competitividade no setor ao permitir que dados financeiros dos clientes sejam compartilhados entre diferentes instituições, com o devido consentimento. Isso proporciona a criação de produtos mais personalizados e competitivos, como ofertas de crédito ajustadas ao perfil do usuário.
Estratégias da Delend com foco em inovação
Na Delend, Marcondes terá como meta expandir o portfólio de soluções financeiras, com foco na personalização e automação de serviços para PMEs. A fintech já é reconhecida por sua plataforma, que integra gestão de fluxo de caixa, análise de duplicatas e gestão de recebíveis utilizando inteligência artificial e Open Finance. A startup tem como objetivo simplificar as operações dessas organizações, oferecendo ferramentas automatizadas e sugestões de negócios em tempo real.
Licio Carvalho, cofundador e CTO da Delend, acredita que a chegada de Marcondes será importante para fortalecer a posição da fintech no mercado. “Nic tem uma vasta experiência em tecnologia e Open Finance, além de uma habilidade excepcional em liderar equipes e desenvolver estratégias inovadoras. Ele será uma peça-chave para consolidarmos nossa liderança em soluções financeiras”, declara o empreendedor. Com a contratação de Marcondes, a Delend espera se posicionar ainda mais como pioneira no uso de tecnologia de ponta para otimizar o setor financeiro brasileiro.
A fintech foi recentemente selecionada pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do BC para desenvolver soluções que visam a redução de custos e complexidades nas operações de crédito com garantia de recebíveis e antecipação, utilizando contratos inteligentes e Open Finance. “Estou animado para me juntar à Delend e contribuir para a transformação do setor financeiro através do Open Finance”, finaliza Marcondes.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!