Uma das coisas mais legais que conheci aqui em Curitiba/PR, durante esses dias de Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI), foi o espaço colaborativo Aldeia Coworking.
Por iniciativa do publicitário ex-funcionário de agência Ricardo Doria, que iniciou um blog para falar de coworking, emergiu uma rede de pessoas interessadas no assunto e em pouco tempo nasceu o escritório colaborativo Aldeia. Com seis anos de proliferação, já há 800 coworking spaces mundo afora, incluindo vários em algumas (cada vez mais) capitais brasileiras.
Aberto com recursos próprios em uma sala alugada em uma galeria no centro da capital paranaense, o Aldeia tem a colaboração, a inovação e os negócios em seu “DNA”. Dos móveis à identidade visual, tudo foi bolado e executado por coworkers.
Atualmente, o local conta com um pequeno número de profissionais (inclusive um investidor, designers, desenvolvedores web) que trabalham lá de forma cotidiana (até de madrugada), mas serve de local para uma série de eventos de capacitação e networking em assuntos que vão de finanças a fotografia, passando por marketing e empreendedorismo. Até uma associação local de design de interação e usabilidade foi criada no loca, e a Startups Lessons Learned também vai ser transmitida lá.
Ricardo mostra-se realizado aos 25 anos de idade. “Depois de seis meses de atividade, a Aldeia já se sustenta sozinha. Nossa missão é desenvolver pessoas e negócios, e diariamente somos procurados por pessoas e empresas que procuram fornecedores e parceiros. Tem uma equipe aqui que já está com a agenda de trabalho fechada para novos pedidos dentro de dois meses, de tanta demanda”.
Assista ao vídeo para conferir um pouco mais – e melhor – de como é a coisa na Aldeia. Descobri inclusive uma startup que está finalizando um produto em um segmento já consolidado, mas com uma proposta realmente inovadora e que em breve espero publicar aqui. Publicarei também mais informações sobre o que está acontecendo na cidade, no que se refere ao “ecossistema de startups”.
Esta matéria faz parte da missão Vales do Brasilício.