A Vale estabeleceu uma parceria com o Cubo Itaú para selecionar startups que desenvolvam soluções para desafios da mineração. A iniciativa faz parte da estratégia da mineradora de incorporar tecnologia e tornar as operações mais seguras, eficientes e sustentáveis.
Durante evento na sede do Cubo, em São Paulo, executivos da Vale detalharam desafios ligados à automação, reciclagem e eficiência energética, convidando startups a desenvolver soluções. O vice-presidente executivo técnico da mineradora, Rafael Bittar, destacou que a inovação é essencial para o futuro do setor.
“Ao integrar startups do Cubo Itaú e tecnologias inovadoras, aceleramos iniciativas que tornam nossas operações mais sustentáveis e geram impactos positivos nas comunidades”, afirmou Bittar.
Expansão do ecossistema de inovação
A Vale tem ampliado sua abordagem de inovação aberta, intensificando a colaboração com startups e acelerando o uso de novas tecnologias. A relação com o Cubo Itaú começou em 2023, quando o Fundo Vale, organização da mineradora voltada a impacto socioambiental, tornou-se membro do hub.
A nova parceria fortalece esse movimento. Enquanto a Vale propõe desafios que geram oportunidades de negócio, o Fundo Vale segue impulsionando agendas ligadas a florestas e clima. Esse trabalho foi reconhecido pelo próprio Cubo Itaú, que concedeu menção honrosa ao Fundo Vale pelo incentivo ao ecossistema de inovação.
Nos últimos cinco anos, a Vale colaborou com mais de 70 startups. Em 2022, lançou a Vale Ventures, iniciativa de corporate venture capital com US$ 100 milhões destinados a investimentos em startups tecnológicas focadas em soluções sustentáveis.
Conexão com hubs e universidades
Além das startups, a Vale colabora com hubs de inovação e empreendedorismo nos territórios onde atua, além de parcerias com universidades para troca de conhecimento. A mineradora também conta com 12 hubs internos que funcionam como porta de entrada para soluções voltadas aos desafios operacionais.
Com a nova parceria, a mineradora reforça sua estratégia de inovação aberta, conectando-se ao ecossistema de startups para desenvolver tecnologias que impulsionem a mineração com mais eficiência e menor impacto ambiental.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!