A Cruise, subsidiária da General Motors, anunciou que começará a oferecer seus veículos autônomos na plataforma da Uber a partir de 2025. A parceria permitirá que os usuários da Uber optem por viagens em carros autônomos da Cruise, marcando um novo passo na estratégia da empresa de retomar suas operações após um período de dificuldades.
A colaboração com a Uber ocorre em um momento crucial para a Cruise, que busca reconstruir sua presença nas estradas dos EUA após um grave acidente em San Francisco no ano passado, que levou à suspensão temporária de suas operações. Desde então, a empresa tem realizado testes com motoristas de segurança enquanto trabalha para garantir a segurança de seus veículos às autoridades regulatórias.
Além disso, a Cruise concordou em fazer o recall de quase 1.200 veículos devido a problemas com frenagens bruscas, de acordo com o órgão regulador de segurança automotiva dos EUA. A medida foi necessária para encerrar uma investigação sobre o caso.
A Uber, por sua vez, já oferece veículos autônomos em sua plataforma em Phoenix, Arizona, através de uma parceria com a Waymo, da Alphabet. As viagens realizadas por veículos autônomos na Uber aumentaram seis vezes no último trimestre, impulsionadas por parcerias estratégicas, como com a Waymo e a startup Waabi, especializada em serviços de frete.
Essa movimentação acontece no mesmo período em que Elon Musk, CEO da Tesla, se prepara para anunciar seus planos de lançamento de um táxi-robô, em meio a uma desaceleração na demanda por veículos elétricos.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!