Há uns dias, conversei com a Marina Miranda (uma das inovadoras que me ajudou a realizar o primeiro Startup Weekend no Brasil) sobre o que as startups tem a ver com a programação da II Conferência Internacional sobre Crowdsourcing, Co-Criação e Colaboração, evento que ela promove novamente em São Paulo como representante da colaboratoria Mutopo. Obviamente, a resposta básica e óbvia é citar as plataformas de crowdfunding, que são startups, promovem crowdsourcing de projetos e de financiadores. Várias outras startups de mídias sociais apareceram como outra categoria de respostas.
Mas a abordagem mais desafiadora me surgiu quando evocamos o conceito de “produção social“, que o sócio e investidor da Mutopo Shaun Abrahamson definiu como metodologia. Será que o tal do customer development (que, entre outras, coisas fundamenta-se na validação de premissas de negócio com base no comportamento dos clientes) pode ser comparado aos temas da conferência proporcionando novas formas de entender e fazer startups?
Passo a pergunta aos leitores, pedindo colaborações de respostas, seja em texto, vídeo, infográficos, slides ou outra forma. As melhores 4 contribuições valem ingresso e serão debatidas no palco da Conferência, dias 2 e 3 de julho na Fecomercio em São Paulo/SP!
Bem, é isso. Responda à pergunta:
Será que customer development (que, entre outras, coisas fundamenta-se na validação de premissas de negócio com base no comportamento dos clientes) pode ser comparado aos temas da conferência (crowdsourcing, co-criação e colaboração) proporcionando novas formas de entender e fazer startups?
As 4 melhores respostas (de pessoas diferentes) ganham:
- uma matéria dissertando sobre a resposta;
- um ingresso para a II Conferência Internacional sobre Crowdsourcing, Co-Criação e Colaboração;
- exposição no palco do evento.
Responda aqui na matéria, inclusive inserindo os links das suas respostas (vídeo, slide, infográfico, etc). As respostas que conquistarem mais “likes” ou comentários subordinados vão ganhar um ingresso cada (não cumulativos). Casos não previstos neste concurso cultural serão avaliados por mim e pela Marina em caráter definitivo.
Palestrantes do evento
- Irene Greif: IBM, dos Estados Unidos
- Jeff Howe: Northeastern University, dos Estados Unidos
- Pia Erkinheimo: Nokia da Finlândia
- David Alan Grier: George Washinghton University, dos Estados Unidos
- Shaun Abrahamson: Mutopo dos Estados Unidos
- Carl Esposti: da crowdsourcing.org nos Estados Unidos
- Sherwood Neiss: Startup Exemption, dos Estados Unidos
- Jason Best: Startup Exemption, dos Estados Unidos
- Paulo Alvim: do Sebrae
- Adolfo Melito: da Fecomércio
- Camila Pagamisse: da Pespsico/ Rufles
- Daniel Weinmann: da Engage
- Denilson Novelli: da Tecnisa
- Horacio Poblete: da Ledface
- Marina Miranda: da Mutopo no Brasil
- Luis Fernando Guggenberger: Fundação Telefonica no Brasil
- Jorge Verschoore: Unisinos
- Tennyson Pinheiro: do Live|Work
- André Torreta: A Ponte Estratégica
- Rorigo Maia: Catarse