A Creative Business Cup, competição idealizada pelo governo dinamarquês para fomentar o empreendedorismo criativo pelo mundo, faz parte da programação da Semana Global do Empreendedorismo, idealizada pela Fundação Kauffman e promovida pela Endeavor, e busca destacar, premiar e aprimorar modelos inovadores de negócios nos setores da Economia Criativa. Na primeira edição, em 2012, destacaram-se as startups Toda Bossa Slow Design, GreenTee e Comidistas (leia matéria).
A edição brasileira, liderada pelo Movimento Nação Criativa, criado para reunir organizações interessadas na valorização da criatividade junto ao empreendedorismo, abrirá inscrições para a segunda edição em cerimônia que acontecerá nesta sexta-feira, 20 de setembro, às 11h30, na FecomercioSP, em São Paulo, durante o evento Design Experience. O lançamento contará com a presença do novo Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos Andre Carvalho. A ideia é estimular o potencial criativo brasileiro e impulsionar a viabilização de soluções inovadoras de produtos e serviços que contribuam com o desenvolvimento de uma sociedade mais dinâmica e sustentável, em todos os aspectos.
Segundo Lucas Foster, coordenador da Creative Business Cup Brasil, “as transformações profundas que vivemos neste início de século XXI estão proporcionando oportunidades incríveis para a criação de negócios inovadores que ajudem a solucionar, de forma criativa, os mais diversos problemas a fim de garantir o desenvolvimento sustentável das futuras gerações”. A iniciativa contará com a parceria da plataforma de financiamento coletivo Pontapés, com o apoio das organizações FecomercioSP, SEBRAE-SP, EISE, Perestroika, Escola São Paulo e Avanade com realização da ProjectHub.
Para participar da etapa nacional da competição, basta ter uma ideia de produto ou serviço com o modelo de negócios baseado em competências criativas, com potencial de mercado e contribuição significativa para o desenvolvimento da sociedade. Os interessados deverão se cadastrar, até o dia 20 de outubro, no site www.creativebusinesscupbrasil.
No dia 24 de outubro, uma banca de especialistas do setor decidirá e anunciará quem são os dez finalistas. Suas ideias serão submetidas ao interesse de investidores-anjo e ganharão destaque, até o início do mês de dezembro, no site www.pontapes.com – plataforma de financiamento coletivo com foco em projetos de tecnologia e inovação para o desenvolvimento social – onde poderão conseguir estímulo financeiro para aperfeiçoar ou até mesmo transformar em realidade seus negócios.
Finais e premiação
O vencedor da etapa nacional será anunciado no dia 1º de novembro e ganhará bolsas para cursos nas áreas da Economia Criativa no Brasil, além de uma sessão de mentoring para estruturar o modelo de negócio que será apresentado na etapa final da competição, a Global Award Show, que acontece em Copenhague, Dinamarca.
Na capital dinamarquesa, o finalista irá concorrer a prêmios no valor de até U$ 50 mil dólares, participar de programas de aceleração de negócios e conhecer outros exemplos de empreendedorismo criativo, além de participar de atividades paralelas à premiação, como palestras, seminários e workshops, ampliando suas possibilidades de networking e interação com investidores em busca de oportunidades em inovação e criatividade ao redor do globo.
Sobre o Movimento Nação Criativa
Idealizado pela Semana Global do Empreendedorismo em parceria com a ProjectHub e o apoio da Endeavor, o Movimento Nação Criativa é formado por pessoas e organizações com o único objetivo de garantir o reconhecimento e a valorização da criatividade como elemento fundamental da identidade do povo brasileiro capaz de promover, através do empreendedorismo, as transformações essenciais para o desenvolvimento sustentável do século XXI.
Sobre a Semana Global do Empreendedorismo
A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é um movimento global lançado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schrammdo. Durante o mês de Novembro, milhares de organizações buscam fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando os participantes a empreender. O movimento conta com o apoio de Muhammad Yunnus, Richard Branson, Barack Obama, Hillary Clinton, Bill Clinton, Beto Sicupira, Fábio Barbosa, Luiz Seabra, Luiza Helena Trajano, Abílio Diniz, Wellington Nogueira, Gilberto Dimenstein, e de outras milhões de pessoas por todo o mundo.
Sobre a ProjectHub
Criada em 2011, a ProjectHub é uma rede de jovens empreendedores dos mais diversos setores da Economia Criativa comprometidos com a qualificação da experiência de vida das pessoas. É uma produtora que acredita no poder da conexão e da criatividade para gerar riqueza e diversidade, atuando para reduzir as distâncias entre empreendedores criativos e os recursos disponíveis capazes de transformar suas ideias e seus ideais em realidade.
Sobre o Pontapés
A plataforma de crowdfunding Pontapés foi criada para encorajar start ups de tecnologia e jovens empreendedores de diversas áreas da Economia Criativa a acreditar que é possível viabilizar suas ideias. Tem como principal proposta estimular a cultura do financiamento coletivo no Brasil e popularizar o crowdfunding como plataforma multilateral essencial para o desenvolvimento da inovação no país.
Lançamento Creative Business Cup Brasil 2013
- 20 de setembro de 2013
- Sexta-feira, das 11:30 às 12:30
- FECOMERCIO-SP* – Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Tel: (11) 3254-1700
- CEP: 01313-020 – Bela Vista – São Paulo – SP
- *Estacionamento no local
Programação
11:30 – Lançamento Oficial da Creative Business Cup Brasil 2013
11:30/11:45 – Marcos Andre Carvalho – Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura
11:45/12:00 – Anders Odegaard Christiansen – Innovation Centre Denmark
12:00/12:15 – Lucas Foster – Idealizador e Coordenador da Creative Business Cup Brasil
12:15/12:30 – Debate e Perguntas
Programação Design Experience – A revolução nos serviços
20 DE SETEMBRO DE 2013
09h00 – Abertura
Adolfo Melito – Presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP
09:10 – Como Incluir Design em Serviços na Estratégia dos Negócios
Lincoln Seragini – Presidente da Sergini Design de Idéias
09:30 – Experiências de Co-Criação e Utilização no Varejo
André Torreta – Sócio-Diretor de “A Ponte Estratégia”
09:50 – Cases: Economia da Experiência na Prática
Francisco Javier S Mendizabal Alvarez – O Desafio do Varejo – Como criar experiências bem sucedidas
Daniela Bitencourt – Diretora Superintendente do Instituto Marca Brasil (Case Tour da Experiência da Serra Carioca, Ganhador do Prêmio Ulysses da Organização Mundial de Turismo) (**)
Case Grupo Fleury
Case Restaurante Mocotó
11:30 – Lançamento Oficial da Creative Business Cup Brasil 2013
Marcos Andre Carvalho – Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura
Anders Odegaard Christiansen – Innovation Centre Denmark
Lucas Foster – Idealizador e Coordenador da Creative Business Cup Brasil;
12:30 – Encerramento