O cara é engenheiro e economista, ou seja, manja de número pra caramba! Mas não julgue tão cedo: com sete dicas simples, fazendo menção a Lavoisier e Darth Vader, ele já conquistou várias levas de risadas e aplausos.
Por esta, nem eu esperava. Confere aà os slides.
A apresentação abaixo foi elaborada pelo engenheiro Felipe Matsunaga, que cuida de fusões e aquisições no Grupo RBS, e apresentada por ele mesmo durante os meetups do Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação.
Juro que me surpreendi e que fiquei no pé dele para conseguir os slides porque são realmente bem categóricos. Não deixe de pensar neste ppt, não esqueça que viu aqui no Startupi alguma coisa relacionando Darth Vader com plano de negócio. Você vai precisar dar um search e olhar novamente. Especialmente se resolver concorrer aos prêmios do PREI: R$ 100 mil + viagem ao Vale do SilÃcio (ou outro lugar dos Estados Unidos). Aliás, as inscrições vão até domingo dia 23 de outubro. #Fikdik pra #kencurt 😉
“Legendas”
Alguns slides ficam mais claros com a explicação dele:
- 8: pense também em derivados do mercado principal;
- 9: atenção em supostas disrupções: mesmo com Netflix e afins, por exemplo, ainda se vende e aluga muito DVD e a “transição” ainda pode ser bem interessante;
- 11: o cara da foto é Antoine Lavoisier, fundador da quÃmica moderna, famoso pela frase “na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Se você não encontra estatÃstica sobre alguma coisa, dados sobre algum mercado, pegue emprestado dados de outros mercados, de outros paÃses ou indústrias, e faça estimas, comparações… seja criativo, traga algo! Novos produtos e empresas não criam dinheiro, apenas atraem o dinheiro que estava em outro lugar;
- 16: não adianta ficar fazendo SWOT e apenas ter um diferencial ou apenas gerar valor para o cliente: o ideal é ter diferencial e gerar valor;
- 17, 18 e 19: exemplos do 16;
- 20: se você misturar todas variáveis de macro-economia e micro-economia e dizer que tudo depende de tudo, isso não leva a lugar nenhum: não faz empresa nem convence investidor. Não ignore mas não se prenda.
- 21: como pode o valuation de uma corporação daquele tamanho ocupar menos espaço do que o valuation de uma startup? Keep it simple, smarty;
- 22 e 23: tipos suficientes de números para você mencionar no plano de negócio;
- 25: você vai sim precisar de advogado e contador – especialmente se estiver buscando investimento, fusão, etc;
- 29: importantÃssimo;
- 31: seja modesto, não force a barra, não declame projeção de consultoria, não prometa mágica;
- 33: entre todos que poderão te dar algum feedback, o Darth Vader (que eu não vou explicar, só dar o link) é o tipo de cara realmente bom na sua área – o que você pode até verificar no Google conforme o slide mostra – e que vai te apontar radicalmente todos os problemas que inviabilizam teu negócio. Aprenda com ele mas não deixe ele te parar!