“A forma que eles se inspiraram na web para falar de conectividade foi fantástica”! Esta foi a avaliação de Lígia Dutra (aquela dos Bate-papo sobre e-commerce e mídias sociais) sobre a Semana de Moda de São Paulo (SPFW), que aconteceu uma semana antes da Campus Party.
Ela participou ativamente do evento fashion por dois motivos: conectividade tem tudo a ver com os trabalhos dela e moda é o business da missão que ela abraçou recentemente – byMK, aquela rede sobre moda. Perguntei a ela se o mundo da moda usou a conectividade apenas como uma “palavra da moda” ou se houve algo notável, e me impressionei com as explicações (abaixo, entre aspas) que ela deu para sua avaliação “fantástica”.
Conectar é fazer pontes entre o virtual e o presencial
“Há telões espalhados por todos os lados… todas as paredes e painéis estão ilustrados com tags, todos os lounges possuem alguma pegada de tecnologia voltada para a conexão das pessoas. O mais legal é que o byMK é a única rede social de moda presente no evento”. Legal, Lígia. E aí?
“No mundo inteiro só há o byMK e o Polyvore como redes focadas em moda e, das duas, apenas o byMK faz a ponte entre o real e o virtual pois consegue fazer o link entre a internet e um evento desta magnitude”. Por exemplo? “Todas as pessoas que visitam o lounge da Seda conseguem formar looks pessoalmente por meio de um telão touchscreen e recebem comentários do look criado, em tempo real, pela internet, de outras pessoas no mundo inteiro”. Arrasou!
“Nenhuma rede social hoje possui este tipo de presença em eventos de tanta relevância. Todas as plataformas de redes sociais (Orkut, Facebook, Youtube….) investem em ferramentas online e presença online, mas esquecem que as conexões entre as pessoas só se fortalecem pessoalmente. Recentemente uma pesquisa alegou que crianças europeias preferem a vida real à internet: elas nunca conheceram um mundo sem Internet, mas ainda preferem encontrar seus amigos no mundo real”. Parece positivo.
Setor da moda tem potencial de mercado para profissionais que compreendem a web social de forma ampla
“Conectividade é um dos temas mais espalhados pela WGSN no mundo todo. A WGSN é uma empresa de visão de tendências e comportamento na moda e no consumo. É a melhor. E este ano a SPFW investiu pesado nisso”. Ah, o mundo da moda tem suas próprias PriceWaterHouseCoopers, Gartner, etc.
“Antes mesmo desta e de outras pesquisas que provam isso, o byMK já estava de olho no futuro e percebeu que as plataformas de redes sociais na internet ajudam sim as pessoas a se conectarem e manterem seus relacionamentos. Mas, para que estes relacionamentos tenham força e relevância, as plataformas para redes sociais precisam ter tecnologia para agir no mundo real também”. Tipo?
“Tecnologia para participar de eventos, shows, lojas físicas, enfim. O link entre o real e o virtual é muito importante e ficamos orgulhosos de já estarmos preparados para isso. Além é claro, do modelo de negócios não ser baseado em venda de banners, que é uma mídia estática. Nosso modelo é baseado em interação lúdica com os produtos. Perfeito, não?”
Acho “mara”, mas deixo para os leitores responderem 😉