Sua startup sabe se comunicar ou você trabalha apenas o marketing da sua empresa? Você sabe a diferença? Durante a Campus Party 2016, ocorreu um painel para debater sobre como e de que forma correta as startups devem se comunicar. O debate contou com a participação de Juliana Lima, CCO da Plug; Carol Morandini, coordenadora de comunicação do Start-Up Brasil e Bruno Pinheiro, CEO da PiaR Comunicação.
Todo mundo acha que sabe fazer comunicação, mas na realidade comunicação não é apenas falar e ouvir. “Comunicação é aquilo que o outro entende a partir do que você diz, e se o outro não entende o que você fala, você não está se comunicando. No mundo das startups, não adianta falar termos técnicos para quem é leigo, você tem que saber com quem você está falando e adaptar sua comunicação para cada uma dessas pessoas”, afirma Carol.
Você criou uma startup, passou por todos os estágios importantes para definição do MVP, validação do produto, mas não sabe como se comunicar de forma eficiente com seu público externo e interno? Primeiramente, deve-se entender a diferença entre marketing e comunicação: “O marketing tem como objetivo a geração de lead e venda, já a comunicação tem o objetivo de deixar a marca conhecida e criar a reputação de uma empresa. Você não necessariamente gera venda com comunicação, pois suas métricas de resultados não são fáceis de medir”, explica Carol.
Para começar
A startup deve pensar primeiro na identidade visual da marca e, para isso, é importante que exista um profissional que trabalhe no logo da startup. É a partir dele que será baseado todo seu site e todas as comunicações visuais. “A identidade visual deve ser bem pensada e consistente com tudo o que você faz: cartão de visita, panfleto, folder, site e redes sociais”, diz Carol.
Hoje em dia é muito comum as startups divulgarem seus produtos ou serviços nas redes sociais antes de terem um site ou sem que o site esteja funcionando. Lembre-se que se hoje você não tem um site, sua empresa não existe! É fundamental que o site contenha informações claras sobre a sua empresa: quem é você, o que você faz e principalmente, como as pessoas podem entrar em contato com você. Uma das dicas da coordenadora de comunicação é que você não peça para que as pessoas que querem conhecer a sua empresa te mandem um e-mail sem que elas saibam o principal sobre você. Também é importante não fazer com que elas preencham um formulário gigante, porque isso faz com que as pessoas percam o interesse na sua marca.
Quando estiver com o site em dia e com informações claras e completas, crie um perfil em uma rede social, mas lembre-se: “Mídias sociais são para dar teasers sobre produtos, lançamentos e pontos específicos. A informação completa deve estar no site”, frisa Carol. Se no começo você não tiver dinheiro suficiente para pagar um profissional que faça esta comunicação para você, Carol sugere que você comece a escrever e enviar a alguns amigos para ouvir opiniões e testar quão claras e completas estão as suas informações.
No início, comece por uma única rede social: aquela em que seu público está. Não adianta ter perfis em diversas redes sociais e não conseguir administrar os comentários (positivos e negativos), acessos e contatos que podem surgir a partir dali. Além do foco e estratégia que envolvem as redes, para usar a mídia social ela tem que ser levada a sério, tanto o perfil da empresa quanto o pessoal. “A sua imagem é vinculada à da empresa, então vale a pena pensar um pouco na opinião que é divulgada nas mídias sociais para nunca fechar certas portas”, diz a coordenadora.
Pitch
Essa é a hora de apresentar a sua empresa! Existem diferentes maneiras de se comunicar de forma eficiente para que as pessoas conheçam melhor sua startup: se você for se apresentar em um DemoDay, por exemplo, deve-se usar uma linguagem simples, para o público geral, de forma que todos se sintam atraídos por aquilo que você apresenta e entendam o que a sua startup faz.
Para apresentar-se para um investidor, no entanto, a mesma linguagem não é válida e você corre o risco de não conseguir seu aporte. “O que o investidor procura são números, qual é o seu potencial, a sua expectativa e, principalmente, quem é a sua equipe e o que vocês são capazes de fazer juntos”, explica Juliana, CCO da Plug.
“O cliente, ao contrário do investidor, não quer saber onde você estudou e quais prêmios você e a sua equipe ganharam. O cliente quer saber como você vai resolver a vida dele”, diz Juliana.
A imprensa
Para dar um passo adiante e apresentar sua empresa para a imprensa, é importante conhecer o momento certo. Para contratar os serviços de uma assessoria de imprensa, a empresa tem que conseguir atender a grande demanda e todo tipo de público que pode procurar sua solução. Por isso, Bruno diz que procurar estes profissionais é uma decisão muito estratégica.
“Assessoria de imprensa é branding, construção de imagem e dá reputação para as marcas, não é geração de leads”, diz Bruno. “Nenhuma assessoria pode prometer resultado, os profissionais têm que ter uma boa rede de relacionamento com os jornalistas. O jornalista é o investidor da assessoria de imprensa e este relacionamento não é produto e nem publicidade”, enfatiza Bruno. A empresa tem que ter claro com quem quer se comunicar, porque cada público tem um perfil de consumo de informação.
É muito importante que o empreendedor procure conhecer a assessoria de imprensa, para saber quem são seus clientes e quais resultados têm apresentado. Para finalizar, Bruno diz que uma startup tem sucesso quando mantém a unidade da comunicação, mantendo-a resistente e coerente. “Você pode pivotar o seu produto, mas tem que manter sempre a essência de inovação, entrega de resultados e relacionamento com seu cliente”.
A #CPBR9 continua até domingo, 31. Acompanhe aqui no Startupi as principais palestras e novidades para as startups. Para saber mais sobre o que já aconteceu no evento durante estes três dias, acesse aqui.