* Por Diego Carmona
A comunicação empresarial mudou bastante com a chegada das estratégias digitais, já que houve a necessidade de uma adaptação na linguagem usada e nos meios de disseminação. O momento pelo qual o mercado vive atualmente reforça a importância de se comunicar bem, não apenas para se posicionar, mas para fazer isso da forma mais correta possível.
Mas o que vem a ser a comunicação empresarial? Nada mais é do que uma estratégia que a empresa aplica para se comunicar com o seu público, promovendo a reputação da marca, e mantendo-a sempre relevante.
Uma empresa possui vários tipos de públicos, internos e externos, e para cada um é preciso ter uma estratégia de comunicação própria. Ela se baseia em relacionamentos, buscando sempre soluções interativas, para que a transmissão das mensagens seja o mais dinâmica possível.
Benefícios da comunicação empresarial
A estratégia de comunicação empresarial traz muitos benefícios, a começar pela melhoria da imagem da sua marca. A reputação é fundamental para conquistar a confiança de novos clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e sociedade. Construindo uma boa imagem, a sua empresa pode ter mais oportunidades de negócios, ganhando destaque no mercado que está inserido.
No entanto, essa construção é feita a longo prazo, afinal, desenvolver uma boa reputação é essencial para garantir a relevância da sua marca para o seu público. E isso vai além de manter uma imagem positiva da empresa. Ela também atua no engajamento de seus funcionários.
Ao praticar a transparência e promover uma comunicação mais aberta, seus colaboradores se sentem mais motivados, participando e colaborando mais para que o negócio da empresa tenha sucesso. Com colaboradores mais engajados e motivados, o clima da organização muda para melhor, porque as pessoas estão mais satisfeitas com o seu trabalho e resultados.
Portanto, manter os canais internos sempre abertos é a receita para que o ambiente esteja em contínuo desenvolvimento colaborativo. Ao dar voz às pessoas, você aprimora a comunicação empresarial e melhora a performance.
Os pilares da comunicação empresarial
Há três pilares que são fundamentais. Um deles é o gerenciamento de comunicação, que é o trabalho realizado por especialistas para garantir que missão, visão e valores sejam transmitidos para o público externo. Portanto, é uma atuação estratégica que faz a ligação entre a comunicação interna e externa, trabalhando para construir e manter a imagem no mercado.
Outro pilar é a comunicação de marketing, que trata das estratégias do digital, como o e-mail marketing e o conteúdo, e é essencial, pois garante que as informações cheguem às pessoas da maneira correta.
O último, e não menos importante, é o pilar de comunicação organizacional, que é o que visa manter a imagem e o posicionamento diante dos investidores, colaboradores e stakeholders.
Como melhorar a comunicação empresarial
Investir em comunicação empresarial é uma ótima estratégia, e quem já faz isso precisa ter em mente que precisa estar sempre melhorando sua aplicação. Otimizar sua execução é fundamental e pode ser feita por meio de ações simples.
Observe o comportamento de seu público-alvo, pois ele tem um impacto direto em como conduz a comunicação externa. Alcançar essas pessoas e conseguir engajá-las é muito importante para a criação de marcas fortes, bem avaliadas e reconhecidas.
Alguns passos
Procure trabalhar a comunicação interna com os stakeholders, afinal são pessoas decisivas no futuro do negócio, garantindo uma transparência de informações para que a relação seja confiável. Identifique se há algum problema, porque ela não pode falhar em momento algum, de modo a não criar ruídos e insatisfação dos colaboradores.
Faça uma revisão dos valores da empresa, afinal, mudanças acontecem a todo momento na sociedade e é preciso acompanhar esse movimento para se manter atualizada e alinhada. Abra um espaço para a interação com o consumidor, pois esta é uma das maneiras mais valiosas de manter a relevância no mercado.
O meio digital está aí, sendo a principal plataforma de contato com os consumidores, portanto, usar esse canal para dar voz ao seu público resulta em um maior engajamento e respeito pela marca.
Procure monitorar a sua estratégia de comunicação empresarial, para saber qual o caminho que está tomando. Está cada vez mais fácil mensurar os resultados, já que o ambiente digital é o mais usado pelos consumidores e praticamente todas as informações que você precisa estão lá. É possível mensurar sua estratégia de várias maneiras, seja por meio de campanhas digitais, da interação e reações nas redes sociais, dos acessos ao site e das mídias digitais. Também pode usar as pesquisas de satisfação com clientes e colaboradores.
Conclusão
O conceito de comunicação empresarial é bem amplo e engloba todos os esforços, internos ou externos. Está comprovado que é preciso investir na transmissão de uma mensagem eficaz, para alcançar o público-alvo, mantendo a relevância e a reputação.
Afinal, não se trata apenas de manter uma boa imagem, mas de mostrar os valores que a marca têm. Uma empresa que possui uma voz potente, constrói relações sólidas e consegue alinhar seus objetivos com todas as partes interessadas. Desta forma, conquista o apoio e o respeito de colaboradores, clientes, investidores, fornecedores.
Diego Carmona é fundador e CVO da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas, é cientista da computação, empresário da tecnologia há 20 anos e entusiasta do mundo startup e inovação no marketing.