Depois do surgimento e crescimento meteórico do migre.me, sistema de encurtamento de URLs brasileiro, muita gente ficou interessada em criar o que parecia ser um serviço banal. Desde então o vai.la passou a oferecer o serviço e agora que entar neste mercado é o Hype2.me.
O serviço está no ar faz 3 semanas e a primeira vista parece ter as mesmas funcionalidades do migre.me mas em um visual mais limpo. A criação é de Tiago Rosa e Héric Tilly que criaram o serviço em 2 dias e segundo eles estão implementando melhorias todos os dias.
A semelhança com o migre.me refere-se na exibição das estatísticas das URLs criadas, estatísticas essas retiradas do Twitter. Exatamente as mesmas informações são exibidas na home do Hype2.me: URLs criadas recentemente, mais clicadas e mais retuitadas.
A diferença entre os dois serviços está na montagem da URL. No migre.me usa-se letras maiúsculas e minúsculas, além dos números. No Hype2.me não se usa letras maiúsculas. Isso significa que o “crescimento” da quantidade de caracteres da URL comprimida é mais rápida no Hype2.me. A razão disso segundo o Héric é que ele já viu muita gente confundir maiúsculas com minúsculas e prefere assim para facilitar a vida dos usuários.
Resumindo, o Hype2.me não tem a vantagem de menos caracteres no seu nome que o vai.la tem sobre o migre.me. As funcionalidades são as mesmas mas em um design mais limpo. É um mercado interessante mas ao mesmo tempo complicado. Hoje o migre.me tem grande parte dele mas concorrentes estão surgindo. Vai ser interessante assistir os próximos capítulos.