* Por Eduardo Tardelli
Uma parte importante do sucesso de uma empresa está relacionada à sua credibilidade frente à concorrência e, principalmente, ao seu mercado de atuação. Nesse sentido, dispor um profissional responsável por conduzir políticas de governança e compliance da companhia deixa de ser um diferencial, e hoje é obrigatório, se há o desejo de seguir qualquer plano de expansão.
Mas afinal, como as empresas estão se adaptando a esse novo cenário? Segundo a pesquisa The Data Imperative, realizada pela KPMG em parceria com a HFS Research, 75% das empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações acreditam que o uso eficaz dos dados corporativos pode mudar radicalmente os modelos de negócios. Dessa forma, é preciso, então, sair do “acreditar” e colocar a mão na massa. Gerenciamento de dados, políticas de segurança e treinamento de colaboradores são algumas das funções de um time de compliance comprometido com o crescimento saudável de qualquer empresa.
Apesar de observarmos um crescimento da relevância dessa área profissional para os grandes tomadores de decisão, ainda nota-se que uma grande parcela das empresas ainda não investe e não aposta na inclusão de uma área responsável pela gestão de dados. Mesmo com a LGPD em pleno vigor, vemos que empresas brasileiras ainda têm dificuldade de implementar políticas que as coloquem em conformidade com a legislação.
Quem ainda não se atentou ao desenvolvimento e aprimoramento dos times de compliance precisa correr. A chegada do trabalho híbrido e remoto acelerou o censo de urgência, e toda ajuda de um especialista é imprescindível para respaldar gestores e auxiliá-los a coordenarem suas equipes. Dessa forma, é possível, assim, garantir que seus funcionários estejam agindo de acordo com as políticas da empresa.
Adotar uma estratégia para coordenar os dados pode parecer um desafio, mas aqueles que se aprofundarem nesse novo universo serão capazes de conquistar a confiança dos seus colaboradores e evitar possíveis problemas legais que poderão surgir no caminho.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.