Uma competição de demonstração de produtos e serviços inovadores nas áreas de TI e internet do Brasil inteiro. Isto é o que o promete o Tire do Papel, evento organizado pela rede social Empreendemia e pela Unicamp, que chega a sua segunda edição. O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo da Endeavor.
Este texto foi enviado para divulgação.
A primeira fase, de inscrições, começa agora (20 de setembro) e vai até 12 de outubro. Podem se inscrever empresas ou pessoas que estejam com produto ou serviço saindo do forno ou recém-lançado. Além de preencher um formulário no www.tiredopapel.com.br, a empresa também pode enviar um vídeo e fotos do produto ou serviço em funcionamento. A taxa de participação é de R$ 30,00, o que garante inscrição e uma cópia do e-book Desenvolvimento de Produtos sem enrolação, escrito pela equipe do blog Saia do Lugar/Empreendemia.
No dia 18 de outubro serão divulgadas as 10 empresas que farão parte da final, a ser realizada no dia 17 de novembro, na Unicamp. Na final, cada empresa terá 6 minutos para demonstrar seu produto ou serviço a uma banca de jurados, que então fará perguntas e dará feedbacks.
É importante destacar que o evento é uma competição de demonstração de produtos, não de plano de negócios. O importante é mostrar o produto funcionando e demonstrar o valor que ele agrega ao dia-a-dia do usuário. As projeções financeiras e o plano de marketing são irrelevantes para o evento, afirma Millor Machado, sócio-fundador da Empreendemia.
O júri é composto por nomes relevantes e de referência no mercado de TI, internet e empreendedorismo no Brasil, entre eles Daniel Heise (Grupo Direct), Ayrton Aguir (BuscaPé), Diego Gomes (ReadWriteWeb Brasil), Luís Fernando Almeida (Global Talent), Augusto Camargo (Adrenax), Yuri Gitahy (Aceleradora) e um consultor do Sebrae-SP.
Machado destaca também que os produtos ou serviços devem ser da área de TI ou internet e devem ser demonstráveis. Queremos ver como o cliente usa o produto, qual é o problema que você soluciona, não as projeções de mercado, diz.
Premiação
Entre os motivos para participar do evento estão receber feedbacks, ganhar visibilidade para seu produto ou serviço e a premiação em si.
A maior dificuldade de produtos de tecnologia é sua adoção pelo mercado. Por isso, feedbacks de pessoas de fora da empresa são extremamente relevantes para o desenvolvimento de um projeto de inovação, afirma Machado.
Além disso, o evento será acompanhado por investidores, empresários e especialistas em TI, o que dará grande visibilidade à empresa participante. O evento também será transmitido ao vivo pela internet e terá cobertura do canal Band News.
Como prêmio, as empresas vencedoras ganharão bolsas da B.I. International para módulos de Babson e Berkeley que serão realizados no Brasil em 2011, além de horas de mentoring da Aceleradora, uma das maiores referências em crescimento de startups no Brasil.
O evento ainda conta com apoio do Sebrae-SP, da Band News FM e da Band News.
Cronograma
Inscrições: de 20 de setembro a 12 de outubro
Divulgação dos 10 finalistas: 18 de outubro
Final: 17 de novembro, no auditório da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp
Como participar: www.tiredopapel.com.br