Em um dos workshops de Design Thinking da Campus Party Brasil tivemos a oportunidade de acompanhar a mentoria de Gustavo Machado, que atua há mais de 14 anos no ramo de educação. Junto com aproximadamente 15 empreendedores e entusiastas, eles discutiram fundamentos do Design Thinking e fizeram um laboratório para aplicar tal conhecimento.
Se debruçaram sobre um projeto chamado “Salvando Árvores” da organização Dr.Cupim, que procura por árvores comprometidas pela praga para salvá-las. Atualmente a Dr.Cupim conta com um aplicativo em que os usuários podem fotografar plantas infestadas para poder chamar organizações especializadas e capturar o cupim.
Em menos de três horas de discussões usando o Design Thinking como princípio fundamental, os três grupos ali formados chegaram a soluções um tanto quanto interessantes. Resumindo bastante, podemos destacar três formas de conquistar engajamento — uma de cada projeto apresentado. Veja:
Na sociedade atual, é sempre importante pensar em valores concretos de troca. O primeiro grupo, por exemplo, focou bastante em criar parcerias para premiar os usuários que mais divulgassem árvores com cupins.
Localização e personalização sempre têm grande potencial. O segundo grupo pensou em um modelo que o usuário adota uma árvore, dá nome a ela e até mesmo ganha uma timeline para cuidar da vida virtual da planta. Com isso, a relação dele com a árvore é mais próxima e, também por meio de parcerias, o usuário pode ganhar benefícios de organizações locais.
Por fim, como disse Bruce Dickinson, as pessoas são animais sentimentais e criam relações emocionais com tudo. Por isso, o terceiro grupo apostou em humanizar a árvore e apresentá-la como se pudesse ser seu filho. Assim, segundo eles, as pessoas podem perceber a urgência de salvar as árvores da mesma maneira que elas salvariam seus filhos.
“Uma das formas que sensibilizou nossos participantes hoje foi a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e perceber que todos fazer parte do mesmo problema. Foi uma grande oportunidade poder apresentar este conceito de Design Thinking e um projeto como Salvando Árvores”, diz Machado ao relfetir sobre o workshop.