Estão cada vez maiores os receios sobre o fim de algumas áreas no mercado com o avanço da Inteligência Artificial, mas a opinião de especialistas é que essas novas tecnologias vêm para, de fato, transformar a forma como trabalhamos hoje, não substituir empregos. Enquanto o futuro ainda é incerto, as pessoas podem usar o ChatGPT para conseguirem vagas melhores no mercado.
Segundo uma pesquisa da plataforma ResumeBuilder.com, com mais de mil candidatos americanos, quase metade (46%) relataram usar o ChatGPT para escrever o currículo ou carta de apresentação. Desses, 70% disseram ter visto uma taxa de resposta mais alta em suas inscrições quando enviaram um currículo gerado por IA e 59% foram contratados.
O ChatGPT pode ser usado para estudar, treinar para a redação do Enem, pode revisar textos, responder dúvidas sobre tópicos e escrever textos, como o resumo do LinkedIn. Para que o usuário tenha uma resposta, ele precisa dar um prompt – comando – para o chatbot.
Por exemplo, se você quer descobrir quem é o fundador da empresa que você se candidatou para a vaga, o comando seria: “Quem é o fundador da [nome da empresa]?”. Lembrando que o ChatGPT foi treinado com uma base de conhecimento até setembro de 2021.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Veja como usar o ChatGPT para conquistar vagas:
Capacitação
O ChatGPT pode preparar os candidatos para entrevistas de emprego. Começando pela pesquisa básica sobre a empresa. O chatbot também pode ajudar o candidato a desenvolver uma lista de perguntas que ele pode fazer durante a reunião informativa sobre a vaga, além de ajudar a identificar cargos alternativos em um novo setor. A ferramenta também ajuda no bloqueio de escrita, criando um rascunho de uma carta de apresentação, nota de agradecimento, e-mail e até mesmo a bio do LinkedIn.
Ao pedir para o ChatGPT escrever uma carta de apresentação sobre mim e passar poucas informações – formação e cargo atual – a resposta foi essa:
Habilidades
O candidato pode informar ao ChatGPT as características da vaga e perguntar quais são as competências essenciais com base na função pretendida. Assim ele entende quais soft e hard skills são requeridas para criar um currículo.
Informei ao ChatGPT que estava aplicando para uma vaga de jornalismo econômico e perguntei quais hard skills e soft skills eram necessárias para conquistar a vaga. Essa foi a resposta:
Para que o ChatGPT faça um resumo mais completo sobre você, é preciso passar mais informações. Como enumerar palavras-chaves da vaga que está aplicando, qual setor, quais habilidades, além de resumir rapidamente a sua trajetória profissional. Porém, com poucas informações o bot já consegue criar uma carta de apresentação, como mostrei no primeiro exemplo.
Vamos usar informações da investidora Camila Farani como exemplo:
Habilidades:
Comunicativa, trabalho em equipe, aprendizagem rápida.
Trajetória:
É presidente da G2 Capital, boutique de investimento em tecnologia, foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea. Shark Tank Brasil por seis temporadas, é membro do Conselho de Administração do PicPay e da Tem Saúde, e do Conselho de Marketing e Growth da NuvemShop. É sócia e investidora da Play9.
Palavras-chave:
Empreendedorismo, tecnologia, investimento.
Para transformar essas informações em um texto, é preciso juntar tudo. “Escreva um resumo para o LinkedIn da presidente da G2 Capital, boutique de investimento em tecnologia. Foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea. Durante a carreira trabalhou no Shark Tank Brasil por seis temporadas, é membro do Conselho de Administração do PicPay e da Tem Saúde, e do Conselho de Marketing e Growth da NuvemShop. É sócia e investidora da Play9. Tem boa comunicação, trabalha em equipe e tem aprendizagem rápida.”
O resultado é este:
Revise o conteúdo
Os candidatos a emprego devem entender as limitações do ChatGPT. É importante considerar ele apenas um ponto de partida ou reforço, mas não uma solução completa. O resultado das respostas do chatbot dependem da qualidade da pergunta feita. Revise o conteúdo antes de enviar para qualquer vaga ou publicar no LinkedIn, além das respostas poderem vir um pouco cruas, a IA pode ter um viés diferente do que a empresa busca e pode afetar a oportunidade de emprego.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.