É engraçado como uma grande ideia surge em momentos inesperados, não é mesmo? Uma dúvida comum é como transformar essa ideia em um produto de sucesso. Descubra como, abaixo!
Você precisa ter segurança de que a sua ideia vai ser aceita pelo mercado e que vale a pena investir tempo e dinheiro no seu desenvolvimento. Portanto, primeiro coloque no papel qual é a ideia do seu produto e seu segmento de clientes. O mais importante é saber quais necessidades do seu público alvo a sua ideia vai satisfazer. Lembre-se, é preciso agregar valor para receber valor.
Para te ajudar compreender melhor esse pensamento, vamos utilizar como exemplo o Buscapé.
Um dos seus segmentos de clientes são consumidores online que enfrentam a dificuldade de pesquisar em várias lojas virtuais para encontrar o menor preço de um determinado produto, porém o benefício dessa empreitada é economizar na compra.
O Buscapé agregou valor a esse segmento de clientes criando um site de buscas que compara os preços dos produtos de diversas lojas virtuais, ajudando a encontrar rapidamente o produto com o menor preço.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”. – Sun Tzu
Formatando a ideia do produto e sabendo exatamente que problemas ela visa solucionar, é hora de conversar abertamente com possíveis clientes, buscando compreender melhor as suas necessidades e dificuldades enfrentadas, exponha a sua ideia e peça uma opinião. As opiniões vão te ajudar a validar e ajustar as suas premissas.
Com uma visão concreta das necessidades do mercado e com sua ideia posicionada para satisfazer essas necessidades é possível iniciar a construção do produto.
Monte uma pequena equipe apenas com as pessoas necessárias. Para enxugar os custos, construa um produto mínimo viável, um protótipo apenas com as funções críticas e essenciais. O objetivo é economizar e testar seu protótipo no mercado para captar o feedback e acelerar o processo de desenvolvimento assertivo.
Aprenda rápido, mude rápido! Essa é a principal regra para sobreviver no mercado. Seu produto deve ser orientado para o seu cliente, portanto ouça atentamente e esteja sempre pronto para mudar de direção se for preciso.
O início é repleto de dificuldades, conhecido como vale da morte é um período crítico onde você deve tentar cruzar o abismo e encontrar o ajuste do produto ao mercado para começar a crescer.
Esse artigo resume de forma básica três conceitos muito importantes extraídos dos livros: Business Model Generation, The Lean Startup e The 4 Steps of Epiphany.