Ontem aconteceu em São Paulo o ResultsON Day Vendas e apesar do tema não aparentar, tem tudo a ver com empreendedorismo. Para o público do Startupi nem todas as apresentações interessam. Vou falar aqui brevemente das que tenham a ver com web e negócios.
Buscapé
O Romero Rodrigues, um dos fundadores e sócios do Buscapé, contou um pouco da trajetória da empresa, desde sua fundação no quarto de um dos sócios – é, não foi a tradicional garagem – e os percalços que enfrentaram. Quando surgiu a ideia doBuscapé era ser um sistema de comparação de preços de lojas off-line. Na época existiam cerca de 4 lojas on-line, se muito.
Ao perceber que o negócio on-line estava crescendo, desenvolveram formas de capturar os preços dessas lojas e exibi-los para comparação. Apenas uma grande loja não quis e ameaçou processar oBuscapé caso não retirasse suas informações do site. Não retiraram. Tempos depois, quando já eram maiores e estavam realmente levando tráfego – e vendas – para todas as lojas, já recebiam comissões de todas,exceto aquela que os quis processar. Retiraram a loja do Buscapé . Daí a coisa se inverteu, essa grande loja os procurou tentando obrigá-los a voltar com seus preços no site. Essa é apenas uma das histórias contadas e vale como registro de “causos” do Buscapé.
boo-box
O Marco Gomes apresentou a publicidade na web e sua evolução. Mostrou como as coisas mudaram para o não intrusivo e contextual hoje em dia. Explicou também sobre engajamento na web como forma de vender em oposição ao modelo antigo de visualizações. No final revelou que a boo-box exibe hoje cerca de 100 milhões de impressões de anúncios contextuais por mês em sua rede de mais de 3500 blogs, o que gera pelo menos 1 milhão de reais em vendas para os anunciantes todo mês.
Breno Massi
O Breno é da Fingertips e foi a primeira pessoa a desbloquear um iPhone no Brasil. A Fingertips é uma empresa que provê soluções baseadas na plataforma Apple, mais especificamente no iPhone. O Breno falou do OXO, um jogo da velha que desenvolveram na empresa e que já vendeu mais de 10 mil cópias na App Store (loja de aplicativos da Apple).
Segundo o Breno a App Store é o melhor meio para se vender software para mobile. Você cria o software e a loja faz todo o trabalho. Perguntado sobre lojas não oficiais e concorrentes que surgiram nos últimos tempos, afirmou que a recomendação dele é que se use a App Store mesmo.