Se a pergunta do título te interessou, talvez você queira colaborar com esse projeto no Catarse. Criada por Anderson Costa, editor do Movebla, a iniciativa quer fazer um mapeamento e análise dos espaços de coworking no Brasil.
Além de saber quem e quantos são os espaços, Costa quer saber qual o perfil de tais locais, para que eles são usados, até que ponto vão a colaboração e a integração das pessoas que passam lá, qual o perfil do coworker, qual a percepção geral que se tem sobre coworking e até onde o coworking é efetivo como negócio.
Parte dessas perguntas já foi respondida em uma outra pesquisa, elaborada pela Movebla em 2013 e que pode ser acessada gratuitamente aqui. A ideia, agora, além de atualizar a pesquisa é aprofundá-la e divulgá-la de forma mais eficaz. Por isso Costa decidiu recorrer ao crowdfunding.
No site, ele pede R$ 15 mil para executar e promover a pesquisa. Colaboradores que derem mais de R$ 200 poderão ter acesso a um e-book com os dados completos do levantamento. Saiba mais aqui.