É na universidade que muitas startups nascem. Talvez seja pela rede de colegas, talvez pelo contato com tantas novidades, talvez por normalmente estudarmos em uma época mais propícia a correr riscos e correr atrás de sonhos. O fato é que nas universidades existem um rico conjunto de fatores que influencia a criação de startups.
Pensando nisso, a Degree Library, organização especializada em ajudar estudantes do mundo inteiro, criou um interessante infográfico com dicas para criar, manter e crescer uma startup criada dentro de uma universidade. Veja abaixo:
Source: DegreeLibrary.org
Abaixo, alguns insights interessantes do infográfico:
Quais são as principais vantagens dos fundadores jovens, segundo Paul Graham, cofundador do Y-Combinator
- Energia: Faculdade é o momemnto perfeito para quem vira a noite e faz horas loucas de trabalho,
- Sem grana: Ficar sem dinheiro te ajuda a se alinhar com as tendências de mercado. Com os bolsos vazios, você tem melhor noção de preçoe valor das coisas.
- Sem raízes: Você provavelmente está mais livre e pode se mudar e viajar quando precisar.
- Colegas: É na faculdade que você encontrará a maior concentração de potenciais sócios.
- Ignorância: Muitos fundadores bem sucedidos dizem que, se eles soubessem a quantidade de trabalho que teriam, eles teriam desistido antes da hora.
Qual o primeiro passo?
Antes de você começar, pergunte-se: “Tenho uma ideia?”, “Eu sei programar?”, “Eu tenho onde trabalhar com mais pessoas?”. Quando tiver essas perguntas respondidas, pode ir para o passo 1:
Possibilidades para começar:
Rejeite livros e aulas de empreendedorismo → Faça um protótipo → Fale com o seu banco, faça um boostrap ou pegue dinheiro de seus pais → Encontre um anjo → Seja aceito por uma incubadora → Construa → Apresente para seu grupo → Revise → Fale com um conselheiro → Aprenda → Lance um Beta
Então…
Revise o produto → Lance publicamente → Encontre mais investidores → Aprenda um pouco mais → Então aprenda muito mais → Cometa erros e aprenda mais → Se você chegou até aqui, já deve ter terminado a faculdade.
Começar uma startup provavelmente é uma das coisas mais difíceis que você fará em sua vida. Mas há razões para empresas como Google, Yahoo, Microsoft e Facebook terem começado na faculdade.