* Por Ana Flávia Carrilo
Desde que a pandemia mundial de covid-19 foi determinada, a rotina, os planos e qualquer planejamento econômico de todos mudarão de um dia para o outro. O cenário, especialmente para startups que naturalmente já vivem em um ambiente de extrema incertezas, pode não ser o melhor no momento, mas esse é o momento de persistir, continuar inovando e o mais importante: nos ajudarmos!
Pensando nisso, diversas instituições, incluindo a Abstartups, estão unindo esforços para oferecer descontos, ações e outras iniciativas que ajudem a minimizar os efeitos negativos desse momento, tanto na vida profissional quanto pessoal, afinal problemas sociais como a fome e a miséria, tendem a se intensificar.
Neste artigo, vou compartilhar algumas iniciativas bacanas que temos apoiado, afinal esse é o momento ideal de praticarmos o tão conhecido give back e mostrar a forma de uma comunidade. Uma máxima do “startupês” que acho válida nesse momento é: sozinho vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!
Falando de geração de negócios para startups, muitas grandes empresas como IBM, Natura e Bossa Nossa estão com desafios abertos em busca de soluções inovadoras. E essa solução pode ser sua startup! Para conhecer esses e outros desafios, você pode visitar a página de Programas do Startupbase, bem aqui.
Infelizmente, tem aumentado o número de bons profissionais da área em busca de recolocação profissional. Para ajudar nessa busca, desenvolvemos um banco de talentos para nosso ecossistema de startups. Conheça aqui o Startups Jobs que conecta talentos e recrutadores neste período de crise.
Resolver problemas reais do dia a dia das pessoas está no coração das startups. E um problema real intensificado pela pandemia é a fome no Brasil. Pensando em iniciativas para combater a fome, convocamos startups e iniciativas de fomento que estão trabalhando em prol dessa causa. Aqui, você encontra uma seleção delas para fazer sua contribuição ou ajudar na divulgação.
Por fim, fica a dica desta página que reúne apenas notícias boas sobre o covid-19. Vivemos tempos difíceis, mas juntos faremos a diferença. E se você também tiver indicações de iniciativas de apoio, compartilhe conosco.
Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.