A Juv&You, primeira empresa brasileira de vendas sociais de acessórios de moda pela internet, lança plataforma focada na revenda de bijuterias finas e acessórios. O objetivo é transformar mulheres em empreendedoras, para que possam revender os produtos dentre seu meio social. A proposta nasceu dos empreendedores brasileiros Livia Abrarpour e Gustavo Frisina, que detectaram a oportunidade de negócio no atual cenário brasileiro.
Já no início de sua operação, a empresa recebeu aporte do ru-Net, fundo russo de investimentos, que decidiu replicar o modelo na Alemanha, Rússia e Índia. Além do fundo, a empresa conta com Kai Schoppen, ex-CEO do BrandsClub, e Florian Otto, CEO do Groupon no Brasil, como investidores-anjos.
“A Juv&You pretende reinventar a venda direta no Brasil. Queremos transformar a mulher brasileira em uma empreendedora de moda e vamos ajudá-la com um modelo de negócio forte e rentável”, afirma Kai Schoppen, investidor da Juv&You. “Nossa atuação pretende ser bastante inovadora no segmento, já que queremos aperfeiçoar e evoluir um modelo já muito consagrado e com muitos adeptos em todo mundo”, complementa.
A ideia é focar nas vendas promovidas pelas empreendedoras, espécie de consultora e revendedora cadastrada na empresa, que receberá em média 20% de comissão pelas vendas, além de contar com um programa de incentivos, como bônus e viagens. As profissionais possuem sua própria página no site, com uma vitrine dos itens, que podem ser adquiridos diretamente pela Internet e comissionados automaticamente. Outra opção é reunir clientes em bazares, para apresentar as peças e fechar os pedidos. Os pagamentos, tanto on-line como off-line, podem ser feitos por cartão de crédito ou boleto bancário e os itens são enviados diretamente ao endereço das compradoras.
Na Juv&You, a logística de entrega é de total responsabilidade da empresa, ou seja, não há necessidade da revendedora possuir estoque de itens ou se preocupar com a entrega, que é realizada em até 3 dias. Além disso, a empresa oferece algumas peças das coleções em seu mostruário, que ajuda as clientes a conhecerem a qualidade dos produtos já no momento da compra.
A expectativa da empresa é de alcançar uma base de 22 mil empreendedoras e faturamento de R$ 300 milhões em cinco anos. “Nós vamos sentir o mercado local, mas as expectativas são as melhores possíveis tanto pelo perfil da brasileira, quanto pelo crescimento do mercado de bijuterias e acessórios. Nos Estados Unidos, é comum encontrar pessoas que conseguem uma renda de até 30 mil dólares com a revenda de produtos”, assinala Gustavo Frisina, co-fundador e CMO da Juv&You.
A empresa traz um novo formato para o setor, com múltiplos canais de venda e que utiliza a internet e o crescimento do e-commerce no Brasil como ferramenta de suporte. A proposta da Juv&You é aliar assim a venda direta à Internet, otimizando o modelo. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor de vendas diretas registrou crescimento de 7,9 % em faturamento no primeiro trimestre de 2012. Além disso, há uma alta no número de revendedores ativos, que chegou a 2,9 milhões no Brasil, 10,6 % a mais do que o mesmo período de 2011.
Responsáveis
- Livia Abrarpour é brasileira e possui formação em Marketing pela Boston University School of Management, nos Estados Unidos. Em 2007, em Miami, ela fundou a Praia Beach Boutique, que importava moda praia de grifes brasileiras. Já em 2009, cofundou o Brandsclub no México, onde também liderou o departamento comercial. No Brasil, teve passagens pelo Brandsclub e Groupon até, em 2012, cofundar a Juv&You, onde atua como Chief Performance Officer;
- Gustavo Frisina é brasileiro, graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo e possui 10 anos de experiência no segmento de bens de consumo, com passagens por grandes companhias multinacionais como NIVEA e L’Oréal. Em diferentes oportunidades, liderou ações de planejamento estratégico para reposicionamento de identidade de marcas, no Brasil e em outros países. Em 2012, cofundou a Juv&You, onde também ocupa o cargo de Chief Marketing Officer da startup;
- Guilherme Chevarria é brasileiro e graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina, período em que também atuou na University of Nottingham, na Inglaterra, e na Université de Toulouse, na França. Possui passagens pelos setores de varejo e financeiro, em diferentes funções, como estratégias, operacional e marketing. Além disso, completou o programa de Business Analyst na McKinsey & Company. É um dos empreendedores responsáveis pela fundação da Juv&You, onde ocupa o cargo de Chief Operating Officer;
- Kai Schoppen é alemão, graduado pela ESCP European School of Management e possui três Master’s degrees em Business e Internacional Management. Atuou como COO do Brands4friends, na Alemanha e atualmente faz parte do e-Bay Group. No Brasil, foi o CEO do Brandsclub até abril de 2012. Após este período, fundou a Juv&You, sendo um dos investidores-anjo da empresa.