A Cogna Educação (COGN3), uma das maiores organizações de educação, acaba de lançar a Escola T.EX com cursos rápidos voltados para empregabilidade e desenvolvimento de carreira tech. O objetivo é capacitar e ajudar os estudantes a conquistarem uma vaga na área de tecnologia.
Inicialmente, os cursos oferecidos são: Full Stack JavaScript e o bootcamp, as aulas serão focadas em ensinar ao aluno o melhor método para ser aprovado em processos seletivos, bem como em explicar o que cada função no segmento de tecnologia faz na prática. O modelo de ensino será nanograduação — formação de expertise com titulação em extensão universitária de curta duração.
O curso de Full Stack JavaScript é atrelado a um programa de bolsas integrais que será destinado a 20 alunos. O programa contemplará pessoas com renda mensal inferior a R$ 2 mil e que se enquadrem em um dos seguintes requisitos: alunos concluintes até dezembro de 2019 em cursos de graduação das marcas Anhanguera, Unopar, Unime, Unic, Uniderp e Pitágoras, e/ou façam parte da comunidade LGBTQIAP+, e/ou sejam negras.
Os cursos da Escola T.EX são direcionados a profissionais que almejam fazer transição de carreira, jovens que se formaram no ensino médio e desejam ingressar na área de tecnologia, empreendedores e alunos de graduação e pós-graduação, além de possibilitar parcerias B2B com empresas, escolas e outras instituições que desejam formar um grupo de novos profissionais de TI. As aulas são conduzidas por professores experientes e reconhecidos no mercado, como Roque Fernando Marcos Sousa, instrutor do curso de nanograduação em Full Stack JavaScript, e Elton Daniel Leme, instrutor do bootcamp Intensivo de Carreira Tech.
A metodologia de ensino é composta por vídeos curtos, aulas ao vivo e gravadas, e muita prática no qual os alunos irão desenvolver projetos para problemas reais das empresas, exercitando os conhecimentos aprendidos sobre banco de dados, back-end, front-end, computação em nuvem, design/UX, segurança da informação, assim como soft skills – insumos que irão preparar integralmente irão tornar o aluno um candidato altamente atrativo nos processos de seleção.
A demanda por profissionais qualificados no setor de tecnologia se mostra cada vez mais urgente, considerando o contexto de implementação de novas tecnologias, a exemplo do 5G e Internet das Coisas. Segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE), no início de janeiro de 2021 já havia um aumento de 46,2% nas vagas de tecnologia abertas no Brasil, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, uma projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) mostra que cerca de 800 mil novas vagas de trabalho em tecnologia podem ser criadas no Brasil até 2025. A entidade ainda estima que faltarão profissionais para ocupar cerca de 532 mil dessas vagas.
Além de levar em consideração essa realidade, a T.EX também tem como proposta de valor beneficiar seus alunos à medida que pode ser crucial para que eles consigam um bom primeiro emprego ou sejam promovidos para um cargo mais alto dentro da área em que já atuam.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos podem se inscrever pelo link até o dia 15 de julho.