Um dos cofundadores da OpenAI, John Schulman, anunciou sua saída da empresa. O executivo deixou a criadora do ChatGPT para integrar o time da Anthropic, startup rival de IA.
A carreira de Schulman na companhia começou após a conclusão de seu Ph.D. em engenharia elétrica e ciências da computação na UC Berkeley. Ele desempenhou um papel fundamental na criação do ChatGPT, liderando a organização de treinamento de reforço, que ajusta os modelos de IA generativa para seguir instruções humanas.
Schulman postou sobre a decisão no X, afirmando seu desejo de aprofundar seu foco no alinhamento de IA, ciência que garante que a IA se comporte como programado, e se envolver em um trabalho técnico mais prático.
“Decidi perseguir esse objetivo na Anthropic, onde acredito que posso ganhar novas perspectivas e fazer pesquisas ao lado de pessoas profundamente engajadas com os tópicos nos quais estou mais interessado. Para ser claro, não estou saindo por falta de suporte para pesquisa de alinhamento na OpenAI”, explica o executivo em sua rede social.
OpenAI registra saídas consecutivas
Com a saída de Schulman, restam apenas três dos 11 fundadores da empresa, Sam Altman, CEO da empresa, Greg Brockman, que está de licença da presidência da companhia até o final do ano, e Wojciech Zaremba, líder de linguagem e geração de código.
Peter Deng, gerente de produtos que entrou na companhia no ano passado, depois de liderar produtos na Meta, Uber e Airtable, também encerrou sua passagem pela empresa.
Além de Deng e Schulman, o pesquisador de segurança de Inteligência Artificial, Jan Leike, também saiu da OpenAI para integrar a equipe da Anthropic. A saída de Schulman levanta especulações sobre quem preencherá sua cadeira no comitê de segurança da companhia.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!