A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) adotará um novo formato alfanumérico, combinando letras e números. A Receita Federal publicou uma instrução normativa oficializando a alteração, que será aplicada apenas a novos cadastros.
Os cadastros existentes não serão afetados, e tanto os números atuais quanto os dígitos verificadores permanecerão inalterados.
Mudança no CNPJ visa aumentar a quantidade de números disponíveis para novos cadastros
O novo Cadastro terá 14 caracteres, assim como o atual. As oito primeiras posições serão uma combinação de letras e números para identificar a empresa. As quatro posições seguintes também serão alfanuméricas, indicando o número do estabelecimento. Os dois últimos dígitos, que verificam a validade do documento, continuarão sendo numéricos.
Para calcular os futuros dígitos verificadores, os caracteres alfanuméricos serão convertidos para seus valores correspondentes na tabela ASCII (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações), descontando o valor 48. Assim, por exemplo, a letra A será representada pelo número 17, B por 18 e assim sucessivamente.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!