A CloudWalk, dona da plataforma de serviços financeiros InfinitePay no Brasil, anunciou sua chegada oficial aos Estados Unidos, dando início à sua expansão global. O comunicado foi feito durante a participação de Luis Silva, CEO e fundador da empresa, no Web Summit Rio, um dos principais eventos globais de inovação. Chamado Jim.com, o aplicativo será lançado nas próximas semanas e terá como foco inicial as regiões de Nova York, Austin e São Francisco.
O Jim.com é voltado para empreendedores individuais ou negócios com no máximo dois ou três funcionários. O aplicativo vai unir três grandes tendências do mercado de pagamentos. A primeira é a Inteligência Artificial, por meio de um assistente que ajuda a tomar decisões financeiras diárias. A segunda é o Tap to Pay, tecnologia que transforma smartphones em maquininhas e que tem crescido exponencialmente em diversos mercados. Por fim, o pagamento instantâneo, que no Brasil tem como protagonista o Pix, e permite que o pagamento caia instantaneamente na conta do vendedor. Interessados já podem fazer o cadastro no site para entrar na lista de primeiros clientes.
A tecnologia de pagamentos instantâneos representa uma mudança significativa no gerenciamento de fluxo de caixa para empreendedores. Com mais liquidez e maior controle sobre o dinheiro, empreendedores podem ter acesso a mais recursos para comprar insumos e negociar com fornecedores. “No passado, empreendedores no Brasil recebiam o pagamento no cartão, mas o dinheiro poderia demorar dias ou até meses para cair na conta no parcelado. Este cenário mudou com a popularização do Pix no Brasil e vimos movimentos similares em grandes economias como a China e a Índia”, afirma Luis.
Já nos Estados Unidos, segundo o CEO da CloudWalk, essa realidade é diferente. O movimento de pagamentos instantâneos é relativamente recente, impulsionado por mudanças no cenário macroeconômico americano, como o aumento de juros e da inflação, que têm incentivado a adoção de tecnologias financeiras. O FedNow, iniciativa do Federal Reserve similar ao Pix, foi lançado nos Estados Unidos no ano passado, mas ainda não decolou.
“No Brasil, todos estão acostumados a usar Pix, QR Code e a receber dinheiro em segundos. Nos EUA, a situação é diferente. Eles estão começando a viver isso”, afirma Luis. “Acreditamos que o Jim.com reúne o que há de mais inovador em tecnologia, ao mesmo tempo em que traz toda a nossa experiência como fintech que lida com os desafios de se empreender num país da América Latina. Creio que é essa a nossa vantagem num mercado que é extremamente competitivo, mas que é dez vezes maior do que o Brasil em volume de transações”.
Lucro e crescimento da CloudWalk
Além dos próximos passos nos Estados Unidos, Luis falou sobre o bom momento da companhia. A CloudWalk fechou 2023 com a receita de R$ 1,55 bilhão, representando um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Em um cenário no qual fintechs encontram dificuldades para atingir o breakeven, o unicórnio brasileiro terminou o ano passado com lucro líquido de R$ 108 milhões e ultrapassou a marca de 400 milhões de dólares em receita anual recorrente.
“O ano de 2023 foi extraordinário para a jornada da CloudWalk, uma trajetória marcada pela combinação única de hipercrescimento, lucratividade, inovações e uma firme estratégia de longo prazo”, afirmou. “Estamos confiantes em que nossa chegada nos Estados Unidos poderá nos ajudar a dar voos ainda mais altos”.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação