O portal ClickBus de vendas de passagens rodoviárias, anuncia o início de suas operações internacionais. Seguindo um agressivo plano de expansão, apenas um mês após o recebimento de aporte da Rocket Internet e do Grupo LIH (anunciado em agosto – veja aqui), a startup começa a vender passagens no México e na Alemanha. Eles ainda estão na fase de integração, ou seja, já existem pessoas da Clickbus, do comercial, cuidando do fechamento das parcerias, e tudo deve estar disponível em meados de novembro.
Com isso, a empresa inicia a primeira etapa da atuação internacional, já mirando outros países com oportunidades semelhantes. O plano de expansão tem a meta de alcançar no total 14 países em seu primeiro ano. As operações serão todas feitas pelo escritório sediado no Brasil, contando apenas com representantes da empresa em cada país, que serão responsáveis pela área comercial.
Ao escolher o México para dar seu o primeiro passo fora do mercado brasileiro, os cofundadores encontraram no país um cenário semelhante ao mercado brasileiro e identificaram a oportunidade de estabelecer a ClickBus em território mexicano. Com poucos aeroportos e uma população numerosa, grande parte dela com um poder aquisitivo baixo, o país tem a necessidade de novas formas de locomoção com preço acessível.
Já na Alemanha, com o fim da lei que ligava todas as empresas de ônibus ao governo, o mercado de transportes rodoviários se expandiu de maneira intensa em um curto espaço de tempo. Para ser um dos principais players desse mercado, a ClickBus, com o auxilio do Grupo Rocket de Internet (que tem sua sede no país), investe na expansão e nas parcerias que já estão sendo realizadas com as companhias de ônibus locais.
“A ClickBus chegou para mudar a maneira de comprar passagens de ônibus não só no Brasil, mas para o mundo todo. Começamos levando essa transformação para o México e Alemanha, mas pretendemos estender para outros cantos do planeta, como a Ásia, locais que, como o Brasil, não são tão evoluídos quando falamos em estrutura aeroportuária”, revela Marcos Sterenkrantz, Co-CEO e cofundador daClickBus.
SOBRE A CLICKBUS
Criada em 2013 por Eduardo Medeiros (que já co-fundou EuDecido e Echo Music) e Marcos Sterenkrantz, com investimentos do Grupo Rocket Internet e LIH, a ClickBus é o maior portal de vendas de passagens rodoviárias do Brasil. Cobrindo 75% do território nacional, passageiros de todo mundo tem mais de 3,5 mil destinos brasileiros disponíveis e é a única empresa do segmento que não cobra taxa de conveniência dos consumidores pelo serviço.
A LIH (Latin America Internet Holding) é uma holding de negócios digitais e mobile investida pela Grupo Rocket Internet e Grupo de Telecomunicações e Mídias Millicom. Criada em 2012, a LIH possui operações em 7 países da América Latina e já se tornou um dos principais investidores de internet da região, possuindo atualmente investimento em diversas empresas como Easy Taxi, Kanui, Tricae, HelloFood e ZocPrint.
Foto: Lorenz/Flickr