Um feriado importante como o Carnaval às vezes passa despercebido aos empreendedores. Será? O Startupi perguntou a cinco empreendedores de startups diferentes como eles passam o feriado mais festivo do ano e o que eles acham que deveriam estar fazendo, visto que a culpa para quem não trabalha recai naturalmente e a vontade de descansar se mostra importante para quem está na labuta.
Samira Almeida, co-fundadora da YB Digital Content
O que você vai fazer no Carnaval?
Nós (eu e o Fernando Tangi) não somos fãs de noitadas pulando carnaval, mas aproveitaremos os dias de feriado para agendar encontros com amigos na cidade, colocar nossas séries preferidas em dia e fazer brainstorms no Parque da Juventude, já que deve estar bem mais prático circular por São Paulo.
O parque é nosso preferido para reuniões e também para aquele momento relax. A gente senta, toma um sol, observa as crianças, faz um picnic… e depois ainda pode dar um pulo na biblioteca (BSP) bem ali, cheia de livros bacanas, espaço confortável e internet wi-fi.
O que você deveria estar fazendo no Carnaval?
Hum… acho que exatamente o que faremos.
Há quem pense que se deve estar o tempo todo dedicado ao seu negócio, mas não acreditamos nisto… até porque, pela nossa experiência, as melhores estratégias surgem em reuniões no parque ou em pequenas viagens para o interior. Sem falar que no retorno deste tipo de ‘dias de descanso e criatividade’, voltamos muito mais focados e cheios de energia para colocar as ideias em ação.
Saulo Arruda, CEO da Jera
O que você vai fazer no Carnaval?
Eu vou aproveitar o carnaval para rever amigos, tomar uma cerveja, pedalar, cozinhar e passar um tempo de qualidade com minha família.
O que você deveria estar fazendo no Carnaval?
Meus planos era fazer uma viagem para o exterior, especificamente para o Vale do Silício, mas tive problemas com renovação do passaporte e acabou que a “caravana” que ia foi cancelada.
Matt Montenegro, co-fundador da Beved
O que você vai fazer no Carnaval?
A proposta inicial é tentar descansar um pouco. Nosso segundo ano está muito forte e, junto a este ótimo crescimento, um grande volume de trabalho veio junto. Assim, a ideia é descansar alguma coisa, mesmo que um ou dois dias, para seguir trabalhando forte na escala do Beved.
O que você deveria estar fazendo no Carnaval?
Eu deveria descansar, mas já percebi que vou conseguir fazer isso menos que gostaria. Vou ficar com um olho no peixe e outro no gato, afinal é bem difícil desconectar completamente. Mesmo assim, estamos muito animados com o nosso presente e futuro, por isso a dificuldade, neste momento, de desconectar completamente.
Douglas Almeida, co-fundador Stayfilm
O que você vai fazer no Carnaval?
A gente acabou de lançar um estilo de carnaval na última quinta e já começaram as produções dos filmes de carnaval, então eu vou trabalhar para acompanhar a plataforma e o carnaval no país. Empreendedor tem que trabalhar todo dia. Sábado tive reunião com consultores. Vida boa de carnaval é pra quem tá rico.
Ou eu trabalho e entrego ou eu vou pular carnaval o ano inteiro desempregado [risos].
O que você deveria estar fazendo no Carnaval?
Eu deveria estar descansando. Empreender para a saúde. Se eu pudesse seria viajando, curtindo em algum lugar, mas as coisas estão encaminhadas, a gente não está sofrendo porque não tá curtindo, porque a entrega também é legal. Está empolgante, não um martírio. Deixa a gente feliz ver todo mundo usando e curtindo o que a gente tá fazend. Deixa a gente ‘empolgadaço’.
Marcela Kashiwagi, co-fundadora da Cabe na Mala
O que você vai fazer no Carnaval?
Vou trabalhar na nova versão do Cabe na Mala e analisar currículos para aumentar a equipe. Estamos crescendo rápido e quero aproveitar o momento. Mas também espero curtir um pouco os blocos de Belo Horizonte junto com outros empreendedores do Seed.
O que você deveria estar fazendo no Carnaval?
Deveria estar descansando. A aceleração do Seed está sendo bem intensa, tempo é um fator importante para uma startup, por isso acabo encaixando trabalho em qualquer momento que deveria ser livre. Estando em uma outra cidade e junto com novas pessoas que conheci com certeza vou querer aproveitar um pouco para sair. Talvez, ao final do Carnaval, eu queira voltar no tempo e ter mais algumas horas de sono.