Devido ao seu baixo custo e sua grande capacidade de geração de aplicações, o Kinect começou a ser utilizado em outras áreas. As ferramentas para programação do Kinect foram disponibilizadas faz pouco tempo para que as empresas de todo o mundo pudessem desenvolver seus aplicativos baseados nesse dispositivo.
No Brasil, a primeira empresa a utilizar o Kinect em sistemas interativos para treinamento de profissionais para o mercado de segurança, é a Cientistas, empresa de desenvolvimento de produtos tecnológicos da cidade de São Carlos (SP).
O Kinect é um projeto encabeçado pela Microsoft, com foco no desenvolvimento de uma tecnologia interativa para seu console de videogame de última geração chamado Xbox 360. O dispositivo permite aos jogadores interagirem com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um joystick, isto é, utiliza o próprio corpo do jogador para interagir com os games.
Para o diretor da empresa Cientistas, Antonio Valerio Netto, doutor em computação pela USP, âpromover o aprimoramento de ações de abordagem de grande quantidade de profissionais de segurança em um curto perÃodo é um desafio que em outros paÃses como EUA, Japão e Alemanha, estão sendo realizados por meio de tecnologias baseadas em sistemas interativosâ.
Valerio comenta que a mente do aluno sendo treinada próxima a uma situação real, faz com que o mesmo reaja com condições psÃquicas e fÃsicas próximas a esta condição real que ele está sendo treinado. E o simulador permite realizar esse treinamento quantas vezes for necessário, com um custo financeiro adequado, até se tornar um hábito para este profissional (memória muscular) além de acelerar a curva de aprendizado sem que a qualidade da transferência do conhecimento não seja prejudicada.
Neste sistema de treinamento, o Kinect permite âenxergarâ a reação corporal do aluno em uma situação gerada pelo cenário 3D. Por exemplo, um bandido com uma arma de fogo em mãos, surpreende o aluno-vigilante, anunciando um assalto, instintivamente, muitos vigilantes levam a sua mão a arma, o que pode ser interpretado pelo bandido como uma reação ao assalto, fazendo que esse bandido atire no aluno, ocorrendo uma provável morte do mesmo. Com o Kinect é possÃvel identificar a reação corporal do aluno-vigilante e verificar se o mesmo movimenta o corpo de forma inadequada, e caso isto ocorra o bandido virtual irá atirar, caso contrário, o bandido não atira, preservando a vida do vigilante.
Com relação ao modelo de negócios da empresa, Valerio salienta que adotou uma estratégia comercial que permite a escalabidade do produto, isto é, ao invés de se ter um único sistema com um alto custo o que dificultaria, inclusive, o acesso logÃstico de grande quantidade de profissionais que precisariam ser treinados, optou-se por um sistema de custo acessÃvel e que pode ser adquirido em maior quantidade para facilitar o acesso e assim aumentar o número de profissionais capacitados ou requalificados. A meta da empresa em 2011 será introduzir o produto no mercado com foco nas empresas privadas de segurança e nas guardas municipais de todo o PaÃs.