Segundo um ranking anual da IESE Business School, na Espanha, Tóquio é a “cidade mais inteligente” do mundo atual. Com isso, a universidade está reconhecendo a capacidade da cidade inovar enquanto mantém padrões de qualidade de vida e sustentabilidade em um planeta com mudanças cada vez mais constantes.
O estudo analisou 135 cidades de 55 diferentes países, levando em conta mais de 50 parâmetros de 10 diferentes verticais, incluindo governo, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio-ambiente, alcance internacional, coesão social, mobilidade e transporte, capital humano e economia. Você pode conhecer melhor a metodologia empregada aqui.
Além de Tóquio, há mais 2 cidades asiáticas no Top 20: Seoul e Osaka; há 10 na Europa (Londres, Paris, Oslo, Estocolmo, Copenhague, Amsterdam, Eindhoven, Zurich, Basel e Geneva); 6 nos EUA (Nova York, Filadélfia, Los Angeles, Dallas, Chicago e Baltimore); 1 na Oceania (Sidney).
Não há nenhuma da África ou América do Sul, mas há várias latino-americanas (incluindo Rio de Janeiro e São Paulo) classificadas como de “alto potencial”. Confira no infográfico abaixo: