Por Bruna Galati
A inteligência artificial (IA) passou por um longo caminho evolutivo desde sua criação na década de 1950. Agora, ela faz parte de nossa vida diária, impulsionada por tecnologias como reconhecimento facial, carros autônomos, assistentes de voz, chatbots, aprendizado de máquinas e outras soluções. Além disso, tem melhorado processos e produtos em empresas.
A implementação da IA revolucionou as operações empresariais, aumentando a eficiência e impulsionando a inovação. Ela está presente em diversos setores, como tecnologia, finanças, saúde e transporte. No entanto, será que é possível usá-la para analisar investimentos em startups, mais especificamente o ChatGPT?
Para responder a dúvida, o Startupi conversou com Matheus Zanini, analista de investimentos da Bossanova Investimentos.
O especialista iniciou a conversa explicando que a Inteligência Artificial nada mais é do que uma forma de ler dados mais rápido. Ao receber um grande volume de informações, a IA processa esses dados de maneira ágil, fornecendo resultados e insights.
Ao utilizar o ChatGPT para analisar investimentos em startups, é necessário compreender quais informações serão utilizadas. Para avaliar um investimento na Bossanova Investimentos, são observadas três áreas principais: o setor de produtos, que trata das soluções oferecidas pelas startups; a gestão de equipe, que envolve a análise do time; e as métricas financeiras, que são as informações sobre receita bruta, custo de aquisição de clientes (CAC), despesas e outros indicadores.
Por exemplo, para calcular o CAC, Zanini divide o valor das despesas pelo número de novos clientes. Embora seja possível fazer esses cálculos manualmente ou em planilhas, a integração da IA, como o ChatGPT, permite automatizar e acelerar esses processos.
O ChatGPT é uma ferramenta que pode ser integrada a outras soluções, como planilhas, para facilitar a análise de dados financeiros e obter resultados instantâneos. “Integrei o Excel ao ChatGPT e, quando digito ‘CAC’, o bot busca essas informações dentro da minha base de planilha e calcula para mim. Então, hoje, quando olhamos para a área de investimentos, o que precisamos do ChatGPT é sua agilidade de calcular, porque é uma velocidade muito mais rápida do que a de um ser humano”, explicou.
Além disso, a diferença entre uma fórmula no Excel e um prompt no ChatGPT é que o bot retorna com resultados, assim como o Excel, mas também mostra o caminho que foi seguido para chegar a esses resultados.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Zanini também destacou outro ponto positivo do ChatGPT para as análises de investimentos em startups: os insights sobre o mercado. Embora a versão grátis e atual do ChatGPT ainda não esteja conectada à internet, ela possui um vasto acervo de informações. É mais uma fonte que o analista de investimentos pode pesquisar durante o processo de análise, a fim de se preparar ainda mais antes da conversa com os fundadores e gerar mais perguntas.
“É óbvio que sempre precisamos confirmar a fonte após receber uma informação do ChatGPT, mas ele fornece uma direção, especialmente para quem não está tão familiarizado com o mercado, mostrando como o setor está se desenvolvendo, qual é o seu tamanho e se já existem soluções semelhantes à da startup analisada. São informações que ele consegue me fornecer, e depois eu as aprimoro para realizar uma análise mais assertiva e muito mais categórica.”
O especialista também apontou os pontos negativos do uso do ChatGPT para os investimentos. Se o analista não souber usar o ChatGPT adequadamente e não fizer as perguntas corretas para o bot, ele receberá uma resposta “mentirosa” – mas na verdade, a IA não está mentindo, apenas não recebeu um comando adequado. “O segundo ponto é que as informações públicas necessárias para a análise, como o histórico dos fundadores, não podem ser obtidas pelo bot. Então, ele faz o serviço pela metade.”
Segundo Zanini, a principal função atualmente vislumbrada para o ChatGPT na análise de investimentos é a agilidade de cálculos e métricas financeiras. Ele é um catalisador e não um substituto do analista, uma vez que a avaliação de um investimento vai além de dados, resultados e métricas: envolve também o sentimento. A integração de uma Inteligência Artificial nesse processo exige que, no final do dia, ela seja um complemento para esse sentimento. O ChatGPT serve como apoio para a equipe de analistas de investimentos, complementando as ferramentas, plataformas e processos já existentes.
“O venture capital está muito relacionado com o relacionamento humano, eu preciso olhar para o fundador e repensar se será uma pessoa com responsabilidade naquilo que faz, se realmente está firmando um acordo, se está sendo verdadeiro e não irá mentir no futuro. Então o ChatGPT supre o caminho dos cálculos, mas até chegar na análise final, eu tenho o trabalho de conhecer a startup, ver se os dados enviados estão certos e sentir na conversa”, completa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.