O CEO da Hurb (ex-Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo na segunda-feira (24), após ter xingado e ameaçado clientes insatisfeitos nas redes sociais.
No domingo, João vazou dados de um cliente que não teve as passagens aéreas emitidas e reclamou na internet. As informações foram compartilhadas em um grupo de WhatsApp com mais de mil pessoas.
“Tu não tem dinheiro para viajar para lugar nenhum, puxei sua capivara toda”, diz o até então CEO da empresa, em um vídeo publicado nas redes sociais. “Agora você não vai ter dinheiro para viajar para lugar”, ironizou.
Não é a primeira vez que João Ricardo responde mal a críticas. No começo do mês, ele publicou um vídeo no LinkedIn, em que aparece pisando em uma faixa com uma reclamação.
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O que aconteceu?
No começo da pandemia, o Hurb prosperou. A companhia passou a vender pacotes de viagens com as datas flexíveis e preços super baixos. O que para muitos clientes era a possibilidade de realização de um sonho, se tornou um pesadelo: em abril a companhia foi acusada de inadimplência pelos hotéis, que passaram a não aceitar mais reservas feitas pela empresa por falta de pagamento.
Em entrevista ao Startupi, João Ricardo Mendes disse que a situação estava sendo revertida e diz que a situação agravou por conta dos “imprevistos macroeconômicos”, como a quebra do SVB e o calote das Americanas.
“E eu demorei a agir por dois motivos. Um porque eu queria que as lideranças da companhia tomassem mais decisões e outro porque eu passei dois anos com a energia baixa por questões pessoais. Há muitos esforços dos nossos executivos. E pela primeira vez, eu estou resolvendo um problema que não depende só da gente, tá?”, disse o executivo, citando os R$ 800 milhões de recebíveis que a companhia tem. “Nesse plano de espera, a gente contava com recebíveis que garantiriam a normalidade das operações. A gente não tem empréstimo nenhum e nem tem dívida com bancos”, garantiu.
Aos clientes impactados pela impossibilidade das viagens, a empresa garantiu que conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto. “No ChatBot, por exemplo, o cliente que está em viagem e precisa de algum suporte da empresa consegue se direcionar a uma equipe especializada através das opções apresentadas na conversa iniciada, que vai priorizar o caso para atendê-lo da melhor forma possível” disse o Hurb, em comunicado.
CEO renuncia seu posto
Após todos os acontecimentos, João Ricardo Mendes enviou uma carta, em que admite ter cometido erros e diz estar prejudicando muitas pessoas.
“Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do ‘João Ricardo Mendes’ e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu. Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim – e as críticas que recebi são um forte lembrete de que devo mudar fundamentalmente como líder e crescer”, diz na carta.
Otávio Brissant vai assumir o cargo provisoriamente e João admite que precisa de ajuda para aprender a liderar. “Preciso de ajuda e aprender a como liderar um ‘Greyhound’ (Navio da Marinha) e não mais um ‘Barco Pirata’ e pretendo obter esse conhecimento, sei que isso não será do dia para a noite.”
“O Hurb é como se fosse um ‘filho’ para mim, mas eu preciso de um tempo para refletir, para voltar a atenção para mim, e, quando me sentir melhor, voltar a focar na construção de uma empresa de tecnologia de nível global.”
Ao final da carta, João citou a música “Till I Collapse”, do rapper Eminem. A letra diz que é preciso encontrar forças e procurar dentro de você para não desistir.
Leia a carta na íntegra:
Nos últimos 14 anos, minha vida foi dedicada 100% ao tempo acordado com o Hurb Co. Acontecimentos recentes me mostraram a realidade de que o Hurb Co cresceu. Mais de 1600 famílias que dependem diretamente do nosso trabalho, os milhares de passageiros que dependem do nosso esforço diário para conseguirmos democratizar a viagem no Brasil, e as centenas de parceiros que tem seu pequeno, médio, ou grande hotel, muitas vezes dependem da nossa performance. Aliás, muitos hoteleiros nasceram por causa da nossa performance.
Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do “João Ricardo Mendes” e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu. Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim – e as críticas que recebi são um forte lembrete de que devo mudar fundamentalmente como líder e crescer.
Esta é a primeira vez que estou disposto a admitir que preciso separar o João “Pessoa Física” do João “Pessoa Jurídica”, pois estou prejudicando muitas pessoas, da mesma forma que eu dou meu melhor, fazendo muitas entregas, atitudes assim acabam se tornando um “zero sum game”.
Preciso de ajuda e aprender a como liderar um “Greyhound” (Navio da Marinha) e não mais um “Barco Pirata” e pretendo obter esse conhecimento, sei que isso não será do dia para a noite.
Dizer que estou envergonhado é um eufemismo extremo. Meu trabalho como líder é liderar, e isso começa com um comportamento que deixa nosso time e clientes orgulhosos. Não foi isso que fiz e não posso dizer que não vou manter certos princípios sagrados. São princípios dos quais nunca abrirei mão, mas que não podem prejudicar uma companhia que é, pelo menos, 1600x maior do que eu, digo princípios que fazem de mim quem eu sou, moldam meus valores e orientam minhas ações.
Aprendi que as pessoas são mais importantes do que o trabalho, e que preciso tirar uma folga do dia-a-dia para lamentar minha mãe, que enterrei há 18 meses, mas que sinto como se fosse ontem.
Me “enganei” achando que manter a cabeça ocupada com o trabalho resolveria essa minha questão pessoal – como dizem por aí, e, talvez para curar a dor de um amor verdadeiro, (ou minimizar essa dor), somente outro, e eu amo o que faço e, como disse, não desfoquei do trabalho um minuto sequer.
O Hurb é como se fosse um “filho” para mim, mas eu preciso de um tempo para refletir, para voltar a atenção para mim, e, quando me sentir melhor, voltar a focar na construção de uma empresa de Tecnologia de nível Global.
A responsabilidade final, por onde chegamos e como chegamos aqui, pesa sobre meus ombros. E claro que há muito do que se orgulhar:
• Nos últimos anos levamos aos brasileiros novas destinos turísticos até então dormentes como Olímpia (uma cidade que pré Hurb não existia no mapa e hoje tem mais de 42 MIL quartos de Hotéis);
• Construímos uma das maiores comunidades no Facebook do mundo com mais fãs que o Dalai Lama, a Samsung, o “The Incredible Hulk”, a Oprah Winfrey e o Disney Channel;
• Vimos oportunidades para adaptar modelos de negócios de compra coletiva para viagens e fomos flexíveis para ver rápido o suficiente que precisávamos mudar de estratégia, nos tornamos a maior Online Travel Agency nascida na América Latina e internacionalizamos a companhia tendo presença no mundo inteiro e operações em 3 países.
• Em paralelo a tudo isso, gostaria que conhecessem alguns projetos que poucos conhecem, mas que tenho a certeza de que terão orgulho em conhecer o nosso time de Research e inovação.
• Hurb 100% transparente: para evitar qualquer chance de “gap” salariais, principalmente entre gêneros, subimos o Hurb Transparência onde qualquer um pode ver o salário de qualquer cargo .
• Learn how small habits you start today can impact the future of our planet with Hurb Energy Game.
• Hurb Flood Forecast Tool.
Mas se falo em trabalhar no Hurb 3.0, eu também preciso trabalhar no JR 3.0 para me tornar o líder que esta empresa precisa e que vocês merecem.
Durante esse período interino, nosso General Council Otávio Brissant, que está na Companhia há mais de 7 anos, assumirá a cadeira de CEO.
A equipe de liderança votará em um nome para assumir a posição de COO e todos do Hurb Leadership Team (HLT) estarão administrando a Companhia como acionistas que são, temos nossos objetivos totalmente alinhados.
Minha posição de Fundador não muda, logo continuo sendo o principal acionista e responsável legal pela companhia.
Caso a liderança julgue necessário, estarei disposto full time 24/07 em áreas que acredito agregar mais, como um “fundador sem função executiva”.
Estarei disposto para o que for necessário nas decisões estratégicas, mas estarei capacitando-os para serem ousados e decisivos para levar a companhia adiante com agilidade e principalmente independente da minha atuação no comando executivo.
Essa decisão passa a valer a partir do dia 24/04/2023 às 23:59.
Gostaria de repetir a fim de ressaltar que perder tragicamente a pessoa que você mais ama na vida tem sido difícil para mim e preciso me despedir adequadamente, pois acho que não o fiz ainda.
A incrível efusão de notas sinceras e condolências de todos vocês me manteve forte, mas quase universalmente terminaram com; “Como posso ajudar?” É simples: dediquem-se à nossa missão e acreditem que estamos construindo um Hurb mais responsável e melhor.
Isso me permitirá passar um tempo estudando, refletindo sobre erros e acertos e honrar o legado de minha mãe, que sempre colocou as pessoas em primeiro lugar.
Juntos, vocês farão do Hurb 3.0 uma realidade, mostrando ao mundo o trabalho inspirador e as pessoas extraordinárias que tornam nossa empresa grandiosa. Acredito na força de cada um de vocês e tenho certeza de que continuaremos a transformar vidas, democratizar a viagem no Brasil e usar tecnologia para o bem.
“Cause sometimes, you just feel tired. Feel weak. And when you feel weak, you feel like you wanna just give up. But you gotta search within you. You gotta find that inner strength, and just pull that shit out of you. And get that motivation to NOT give up and NOT be a quitter. No matter how bad you wanna just fall flat on your face and collapse.” – Eminem
Até breve, João
24/04/2023
P.S; O Hurb te Ama
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