A startup Cenize foi adquirida pelos grupo luso-britânico Sage por 3,9 milhões de libras, aproximadamente R$ 15,2 milhões. A aquisição foi feita por meio da Folhamatic, empresa focada em soluções de software de contabilidade, impostos, processamento de salários e conteúdos normativos no Brasil, que foi adquirida pela Sage em junho de 2012.
A Cenize foi fundada em 2006 pelos irmãos Juarez Cesar e Gilson Ferraz, no quarto de um apartamento em São José dos Pinhais – Paraná. Segundo a própria startup, em 2013 seu faturamento foi próximo a R$ 3 milhões.
No início, a Cenize fabricava sistemas de controle financeiro sob demanda para negócios de médio e grande porte. Logo depois, com a entrada do terceiro sócio, Josiel, ela passou a atender o mercado de micro e pequenas empresas com softwares de prateleira.
Com crescimento inicial de 100% ao ano e presença forte na Internet, a empresa chamou a atenção de alguns investidores, até que em 2012 foi incorporada ao grupo Sage.
“Temos dez mil clientes só no segmento empresarial em todo o Brasil, porém o mercado potencial é de seis milhões (número estimado de PMEs no país)”, comenta o diretor Juarez sobre as perspectivas do mercado brasileiro.
Para Juarez, o trunfo da Cenize foi olhar para o mercado de startups já há sete anos. Atualmente, são comercializadas de 800 a 1.000 licenças por mês, entre programas financeiros (jFinanças Empresa e jFinanças Pessoal), de gestão (Loje) e fiscal (jFiscal).