A Cayena, marketplace de insumos alimentícios em atacado, captou R$ 300 milhões em uma rodada Série B liderada pela Bicycle Capital, uma das maiores de 2024. O aporte visa expandir a atuação para mais 500 municípios. Desde 2021, a empresa cresce cinco vezes ao ano e já atingiu R$ 1 bilhão em vendas anuais. O investimento também contou com a participação da FEMSA Ventures, Picus Capital, Astella, Globo Ventures, Endeavor Catalyst, Canary, FJ Labs, Clocktower e Norte Ventures.
Fundada por Gabriel Sendacz, Pedro Carvalho e Raymond Shayo, a Cayena facilita a reposição de insumos para restaurantes, cozinhas industriais, hotéis e mercados, oferecendo prazos de pagamento e entrega no dia seguinte. Para fornecedores, a plataforma gera demanda recorrente e sem risco de inadimplência.
Embora o setor B2C tenha passado por rápida digitalização, o B2B ainda enfrenta dificuldades, especialmente em mercados pouco digitalizados como o Brasil. A Cayena resolve isso ao conectar mais de 100 fornecedores e oferecer um catálogo com 50 mil itens em tempo real, através de uma experiência de compra omnichannel, com frete grátis e prazos flexíveis.
A empresa adota um modelo asset light, formando parcerias com distribuidores confiáveis e digitalizando suas operações por meio de APIs e integrações. “Hoje somos capazes de entregar em três meses o crescimento que, sozinho, um distribuidor teria em três anos. O número de novos clientes é tão relevante que, para ajudá-los a absorver a demanda incremental, investimos uma boa parte dos recursos das últimas captações na construção de uma solução financeira que hoje é responsável por intermediar e garantir a liquidação de 100% das transações”, afirma Gabriel Sendacz, cofundador da Cayena.
Expansão e monetização de dados impulsionam crescimento da Cayena
A Cayena usa algoritmos de IA para analisar mais de mil pontos de dados na concessão de crédito, disponibilizando mais de R$ 2 bilhões com uma taxa de aprovação 50% superior à média do setor. “Sabemos que a confiança no pagamento por ambas as partes é crucial para o sucesso do marketplace. Para se posicionar como o agente garantidor dessa transação, investimos pesadamente desde 2021 na criação de uma infraestrutura de pagamentos robusta, que alia tecnologia de ponta com as melhores práticas de governança e relacionamento com os principais bancos e seguradoras do país, como Itaú, Safra, Santander e Allianz” afirma Raymond Shayo, cofundador da Cayena.
“Nos próximos dois anos iremos expandir a nossa atuação geográfica para outros 500 municípios e nos posicionaremos como o principal link entre indústrias, distribuidores e centenas de milhares de varejos alimentares do país”, acrescenta Pedro Carvalho.
O grande volume de transações da Cayena permite à empresa capturar uma quantidade inédita de dados sobre o setor atacadista alimentar, abrindo novas oportunidades para a monetização desses dados. “Somos o primeiro player relevante no B2B a ser capaz de oferecer soluções de retail media e data monetization para grandes indústrias, como Heineken, Coca-Cola Femsa e Rosa Branca, entre outros. À medida que nosso marketplace continua a se expandir e a se beneficiar de fortes efeitos de rede, essa frente se tornará ainda mais relevante”, complementa o executivo.
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