A partir de hoje até o dia 31 de janeiro acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a Campus Party Brasil. Com o tema “Feel the Future”, a 9ª edição de uma das maiores experiências tecnológicas do mundo, tem a missão de inspirar e preparar o público para os grandes desafios e mudanças que a humanidade viverá nos próximos anos.
Para Paco Ragageles, fundador do evento, o conceito do tema proposto para este ano vem para refletir sobre uma das maiores revoluções da história da humanidade que acontecerá em breve: a tecnologia terá tanta ou mais capacidade que o humano em produzir e criar. “A quantidade de empregos para as pessoas diminuirá, porque as máquinas farão igual ou melhor por um custo muito menor. É nosso dever pensar desde já nessa mudança e preparar a sociedade e as próximas gerações para o futuro que se aproxima”, diz.
Em seis dias de evento, cerca de 120 mil visitantes, sendo 8 mil campuseiros, terão acesso a mais de 700 horas de conteúdos e atividades que durarão praticamente 24 horas por dia e poderão usufruir de uma internet com velocidade de 40 GBps.
A #CPBR9 ocupa os três pavilhões do Anhembi, totalizando uma área de 77,7 mil m². Nela, estarão instalados o palco principal, “Feel the Future”, que receberá personalidades, como Eugene (Che) Chereshnev, Grant Imahara, Marie Cosnard, Thaisa Storchi Bergmann, Neil Harbisson e Dado Schneider. O evento conta com outros cinco palcos localizados nas grandes áreas de conhecimento que permeiam o evento: Empreendedorismo, Inovação, Criatividade, Entretenimento e Ciência.
“Nesta edição, diminuímos a altura dos palcos e sugerimos aos palestrantes que suas apresentações durem entre 25 e 30 minutos, deixando mais tempo para perguntas. Com isso, teremos a chance de aumentar a interação e o engajamento dos campuseiros. Ao aproximar os palestrantes dos participantes, deixamos o espaço mais colaborativo, provocando debates”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.
O evento ainda conta com uma área gratuita, a Campus Experience, com diferentes atrações que ocorrerão entre 27 e 30 de janeiro. Sempre das 10 às 21h, o público pode ter contato com 64 projetos desenvolvidos por alunos de graduação ou recém-formados, em centros de pesquisa ou em salas de aula; 200 startups; palestras sobre empreendedorismo; 18 simuladores; e ainda participar de atividades interativas promovidas por parceiros e patrocinadores do evento.
Todas as palestras também poderão ser acompanhadas no site Campuse.ro, via streaming e após o final do evento, as mesmas ficarão hospedadas no site.
Mais novidades
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura do evento esta manhã e confirmou o lançamento da Campus Party em Brasília a partir de 2017, previsto para o meio do próximo ano. Até agora, apenas as cidades de São Paulo e Recife sediam as edições brasileiras do evento. Para o presidente do instituto Campus Party, Francesco Farruggia, é importante que o evento chegue à capital do País.”Queremos que o evento em Brasília atraia quem gostaria de participar e estão longe de São Paulo e Recife,como pessoas do Centro-Oeste e do Norte”, diz.
O Startupi vai acompanhar de perto a Campus Party para compartilhar as últimas novidades do evento. Nos vemos lá?