Lembram do TweetMeme? É aquele webservice que mistura busca por links em tweets (publicações feitas no Twitter), métrica e widget para incorporação em sites e blogs. Ótimo para facilitar e acompanhar a socialização de links. Muito bom, mas não consegue mapear conteúdo em português.
Mesmo que você instale o botão do TweetMeme no seu blog em português e as pessoas cliquem nele para retweetar automaticamente o título e o link do post, o sistema fica marcando zero, como se ninguém tivesse retweetado. Para a alegria da (micro) blogosfera brasileira, surge o BuzzVolume, que faz tudo isso, mas especificamente para conteúdo em português!
Sim, este botãozinho ali em cima, no canto direito do post, é do BuzzVolume! Criado pelos amigos desenvolvedores Maurício Maia e Dirceu Pauka, a ferramenta vem sendo adotada (e aprovada) por mais alguns blogs e exibe na homepage uma listagem dos links de conteúdo em português que vem sendo retweetados.
“O BuzzVolume agrega os links mais populares do Twitter em português. Aqui você descobre os artigos, fotos e vídeos mais compartilhados e discutidos por gente como você”, explica o site. Tanto que o nome do site (slogan do serviço) é Top Artigos no Twitter. Serviço oferece várias opções (você pode instalar botão de retweet no email, blog, site, RSS) e é fácil de implementar (confira no site).
Serviço nasceu de uma demanda não atendida: filtrar conteúdo bom
Entrevistei Maurício, que explicou o surgimento e a situação do BuzzVolume. “Eu já tinha pensado no serviço há bastante tempo, mas não implementei. Depois de um tempo começou a surgir alguns serviços parecidos, mas que não atendiam completamente. Então acabei implementando o BuzzVolume. Basicamente, eu queria filtrar bom conteúdo do twitter. Tem muito conteúdo bom sendo gerado, mas com muito ruído.
Eu desenvolvi o protótipo do Buzz e fui evoluindo aos poucos, como eu e o Dirceu temos habilidades técnicas complementares, foi natural ele se envolver e ajudar a dar continuidade ao projeto. Somos dois amigos desenvolvedores que se conheceram quando trabalharam em outra grande startup brasileira, a boo-box.
Um hábito que eu desenvolvi foi entrar no Twitter antes de checar o leitor de RSS. É a questão do real-time, você acorda e vê o que está acontecendo *agora*. Hoje eu entro no BuzzVolume primeiro ;)”
Sobre o futuro, só pistas: “o BuzzVolume será grande, rentável e independente. Vamos começar a trabalhar com publicidade e métricas, mas a médio e longo prazo temos outros planos que ainda não podemos revelar”. Para acompanhar, siga no Twitter.
Pesquisa que mostra português como segundo idioma mais usado no twitter: http://migre.me/7gMO (via @Mauricio @WebEcology)