Um site que aproxima desenvolvedores de software e empresas de qualquer tamanho que precisam contratar projetos – e ainda faz a gestão do trabalho. Parece simples, mas não foi de um dia para outro que a Codifique conseguiu chegar na fórmula exata para permitir liberdade de escolha e precisão na gestão.
Além de os programadores/desenvolvedores e as empresas interessadas em projetos poderem se cadastrar, o Codifique também oferece uma série de funcionalidades: especificação de produtos digitais inovadores, pedidos de orçamentos, gestão de projetos, gestão de pagamentos, gestão de perfil profissional, portfolio e reputação.
Conversei com o desenvolvedor de software Rafael Salmon, criador da plataforma. Ele gerencia projetos e times de programação há 13 anos – já atuou em empresas como FGV e Braspag. Criou o Codifique para atender à sua própria necessidade por profissionais e um processo eficiente de gerenciamento.
Rafael me explicou que passou um tempo em “modo concierge”, desde setembro de 2012, casando manualmente desenvolvedores a clientes, para afinar o questionário de levantamento de requisitos e o sistema de acompanhamento das etapas do projeto. “O site funciona como os outros marketplaces que existem, mas, como resolvemos focar em uma atividade específica, o Codifique tem umas funcionalidades especiais, porque não se trata de apenas fazer uma compra; é um processo que leva tempo e ficamos acompanhando”, explica.
Atualmente, o Codifique já conta com mais de 1 mil cadastros ativados e já teve dezenas de projetos realizados. O modelo de faturamento do Codifique é captar uma pequena comissão depois que o projeto é realizado. “As empresas ficam felizes porque conseguem ter seus projetos entregues no prazo, com as características necessárias, e com um valor mais barato do que costumam encontrar no mercado”, comenta Rafael.
Assista à entrevista com Rafael no vídeo.