A revista Fast Company elegeu as 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2013. A lista é anual, e, neste ano, a única brasileira presente foi a Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e a maior produtora de biopolímeros. A empresa é conhecida por ter capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar, o que dá selo verde para seus compradores.
Rafael Navarro, diretor de tecnologia e inovação da empresa que em 2013 teve R$ 41 bilhões de receita líquida, falou ao Startupi sobre a empresa e como eles tentam sempre aperfeiçoar seus métodos de produção.
Navarro diz que os pilares da inovação da empresa são o desenvolvimento de novas tecnologias de produção e também de processos. “O objetivo é sempre atender às necessidades dos clientes e propor novas soluções que agreguem qualidade aos produtos finais”, afirma.
O diretor destaca que inovação sozinha não é suficiente. “É preciso entender que uma empresa não é capaz de sobreviver, crescer e perpetuar somente de boas ideias. É necessário disciplina e metodologia para coordenar todos os esforços e iniciativas em inovação”, diz. Segundo ele, por meio do monitoramento de tendências de mercado e de novas tecnologias, a Braskem é focada em oportunidades e por isso procura estabelecer parcerias estratégicas, linhas de financiamento, maximização da utilização dos recursos, desenvolvimento e formação dos integrantes da área.
A empresa possui o Programa de Inovação Braskem (PIB), uma metodologia de gestão de projetos de inovação que une disciplina à criatividade. “Implantado em 2004, o PIB visa transformar ideias em novas tecnologias, produtos e aplicações, que agregam valor aos clientes, à cadeia do plástico e à sociedade”, afirma Navarro. Além disso, um Centro de Inovação & Tecnologia próprio com unidades nos Estados Unidos e no Brasil têm cerca de 300 profissionais especializados dedicados ao desenvolvimento de novos produtos e aplicações. Esses centro também conduzem testes e melhorias incrementais nos produtos e processos já existentes e desenvolvem pesquisas de ponta, com novas formas de utilização de matérias-primas renováveis.
Por que inovar?
O diretor de inovação explica que apesar da posição de destaque da empresa como a maior petroquímica das Américas, a competição é mundial e os concorrentes também procuram sempre se renovar. “Deve-se levar em consideração também que as demandas da sociedade e dos clientes da Braskem estão sempre se transformando, fazendo com que seja necessária uma busca contínua por novas soluções, produtos e serviços”, afirma.
Segundo ele, o mercado químico e petroquímico é cíclico e o momento atual é de desafios com novas fontes competitivas de matéria-prima, novas tecnologias de conversão de biomassa e seus derivados para produtos químicos, novos químicos e polímeros.
“Todas as áreas precisam trabalhar de forma mais eficiente, com menor custo e maior produtividade e a inovação é uma ferramenta para isso. Olhando dessa forma, acreditamos que seja possível perceber que se a Braskem não estimular e investir em inovação com produtos cada vez melhores e que atendam à necessidade da sociedade e do mercado, talvez ela possa sobreviver no curto prazo, mas certamente será cada vez mais difícil crescer e perpetuar”, define Navarro.
O diretor afirma ainda que o investimento da empresa em inovação se intendifica anualmente e está entre os mais representativos realizados por empresas privadas brasileiras. “Parcerias com empresas, centros de pesquisa, comunidade científica e universidades se destacam nesse cenário. Com essa somatória de forças, a empresa está liderando avançadas pesquisas para desenvolvimento de produtos químicos e polímeros, de fonte petroquímica ou renovável”, reforça o diretor.
A presença na lista da Fast Company foi um presente para uma empresa com tantos esforços em inovação. “Ficamos muito orgulhosos em fazer parte do ranking, principalmente por se tratar de uma análise internacional e com foco em uma área muito importante para a companhia, que é a inovação. E mais do que isso, por ser a única empresa do Brasil na lista. Acreditamos que esse é um reconhecimento positivo de todos os processos desenvolvidos pela Braskem no Brasil e no mundo”, resume Navarro.
Para o diretor também é importante ressaltar que o cenário é bom. “As condições para inovar no Brasil estão gradativamente melhorando, com instituições como FINEP e BNDES trabalhando para incentivar o espírito inovador através de editais e linhas de financiamento”, diz.
Mas também destaca que falta um pouco que essas inciativas aproximem-se das micros, pequenas e médias empresas, que desconhecem estas oportunidades ou como podem interagir com as grandes empresas para colocar seus produtos no mercado.
Navarro também lembra de associações como ANPEI e ANPROTEC que vêm atuando para criar o espírito de inovação, além do pacote de R$ 30 bilhões anunciados pelo Governo Federal em março do ano passado para proporcionar inovação até o fim de 2014 e criar uma nova empresa pública. “Porém muito ainda deve ser feito, como podemos notar nos setores onde atuamos”, diz.
Iniciativas de Inovação
O diretor lista algumas iniciativas da empresa para manter o espírito da inovação sempre vivo na empresa:
·Constante divulgação dos resultados do programa de inovação da Braskem por comunicados internos. “Um dos objetivos deste tipo de divulgação é mostrar que a manutenção do espírito inovador em cada integrante resulta em produtos diferenciados e reconhecidos pelo mercado”, explica.
·Programa de Incentivo aos Inventores para estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras e o seu registro por meio de patentes. “As contribuições podem ser desde inovação em produtos, processos e aplicações até projetos de melhoria, e os profissionais que depositaram patentes recebem um troféu em reconhecimento às suas iniciativas”.
·1º Congresso de Tecnologia Braskem com integrantes do Brasil, Estados Unidos e Europa, o encontro ocorreu em 2013 no Rio Grande do Sul para promover uma maior sinergia entre as equipes de Inovação e Tecnologia das diferentes localidades da Empresa. “Foram apresentados 90 artigos científicos escritos por integrantes que atuam em tecnologia e inovação de polímeros, renováveis e petroquímicos básicos, além de palestras de acadêmicos internacionais”.
·Comunidades de conhecimento. A Braskem possui um sistema eletrônico de discussões na intranet, onde é possível iniciar discussões sobre um tópico, tirar uma dúvida, compartilhar um artigo ou técnica nova, entre outros.