Nos Estados Unidos, o faturamento com a venda de ebooks já ultrapassou a venda de livros em capa dura.
Um dos motivos para essa transformação no hábito da leitura deve-se a era tecnológica na qual vivenciamos, com lançamentos constantes de tablets e afins, além da comodidade e facilidade de se transportar ebooks em vez de livros. Somando-se o fato de que os ebooks são ecologicamente corretos, evitando gastos com papel.
Hoje, para adquirir um ebook, o leitor precisa acessar sites nos quais as vendas desses são disponibilizadas via download da obra, sendo o preço do arquivo, muitas vezes, o mesmo que a versão em papel. Em alguns casos, até superando o preço de capa do livro. O que já está acarretando na propagação dos ebooks ilegais, baixados em sites sem credibilidade. São pessoas que não aceitam pagar muito por um arquivo digital, protegido por DRM, e impossível de revender, trocar ou muito menos emprestar. Esses leitores preferem vasculhar a internet para baixar a versão pirata do ebook. Desde cópias escaneadas dos livros em papel, fotografia das páginas do livro, até os próprios arquivos epub ou pdf, sem a devida proteção do DRM (uma vez que é extremamente simples quebrar essa criptografia). Assim, prejudicando o mercado editorial.
Para tentar minimizar esse tipo de problema é que surgiu a eBookPlus. Uma plataforma que conecta leitores, autores, editoras e anunciantes. Qualquer empresa pode criar publicidade para inserir dentro de um ebook, seja um vídeo, uma imagem estática, seja uma página em HTML, de maneira não intrusiva, inserida apenas no início de cada capítulo, tomo ou parte, de um determinado título. O leitor é mantido nesta propaganda por alguns segundos e depois pode ler o texto normalmente, sem interrupção durante a leitura do capítulo.
O valor só é debitado da conta do anunciante e creditado na conta do autor ou da editora, quando o anúncio é consumido. E tem mais: o leitor poderá configurar suas preferências para filtrar que tipo de produto ou serviços ele deseja visualizar. A maior parte do valor arrecadado com a publicidade vai direto para o bolso do autor ou da editora. Com isso, os ebooks podem ficar de graça, ou até mesmo com um desconto considerável. Além do que autores e editoras podem divulgar suas obras e ganhar muito mais.
Na plataforma da eBookPlus estarão disponíveis ebooks com publicidade ou não, quem definirá se o ebook será patrocinado são os autores ou as editoras. Esses podem comercializar os livros digitais com preço de capa habitual sem desconto e sem propaganda; com preço promocional e com anúncios; e até mesmo gratuitamente, apenas patrocinado por vários anunciantes.
Uma ótima ferramenta de divulgação para autores e editoras, principalmente, para os autores independentes e para as editoras com um catálogo com poucas vendas no formato digital.
A eBookPlus, Inc. está sendo lançada na Feira do Livro de Frankfurt, que acontece de 10 a 14 de outubro de 2012. Com sede em Palo Alto na California, a startup tem como fundadores os brasileiros Leo Mark, Fernando Santos e Robert Oliveira.
Para conhecer as muitas outras inovações que a eBookPlus.com está trazendo, basta se cadastrar e ser um dos primeiros a experimentar o sistema, acesse o site http://eBookPlus.com.