Comentário do editor-chefe: estamos trabalhando em uma nova matéria, pois os números citados nesta presente matéria não representam a totalidade do mercado – nem mesmo a StartupBase ou a ABS defendem estes números como conclusivos.
Não surpreende porque se trata do Estado mais populoso do país (são 43,6 milhões de habitantes), mas São Paulo é a sede que mais agrega startups, de acordo com números de inscritos na plataforma StartupBase, associada à Associação Brasileira de Startups (ABS).
O território paulista abriga 605 startups, seguido pelo ecossistema de Minas Gerais, onde as empresas chegam a 181. Já o Rio de Janeiro é o terceiro da lista, com 125 unidades de empresas. A plataforma, cujo link está acima, também aglutina os dados de todos os Estados brasileiros.
De acordo com o banco de dados, as startups brasileiras chegam a um total de 2.385. Investidores institucionais chegam a 26, enquanto os investidores anjo totalizam 117. São 43 aceleradoras e 20 incubadoras espalhadas pelo território nacional.