Operação dará origem ao GrupoMulher.com, um dos gigantes do segmento de mÃdia digital feminina do paÃs, com 17,5 milhões de usuárias únicas/mês. Expectativa é elevar a audiência em 40% em um ano. Faturamento deve chegar a R$ 40 milhões até 2013.
O Grupo Bolsa de Mulher, de mÃdia digital feminina multiplataforma, pertencente à Ideiasnet, e a e-MÃdia, companhia detentora das propriedades Vila Mulher, Cyber Cook e Cyber Diet, referência em mercados verticais, vão fundir as suas operações. O resultado da fusão, negociada por quatro meses e anunciada para outubro, posicionará o GrupoMulher.com como um dos gigantes do setor. A fusão representa ainda um importante movimento de consolidação para a indústria online no Brasil.
Com a expectativa de aumentar a audiência em 40% â hoje em 17,5 milhões de usuárias únicas (Google Analytics, ago/11) â em um ano e faturar R$ 40 milhões até 2013, o grupo nasce com um respeitável portfolio de soluções de negócios para o mercado publicitário, B2C e B2B.
O GrupoMulher.com terá como CEO Carla Esteves, hoje à frente do Grupo Bolsa de Mulher. Alexandre Canatella, atual CEO da e-MÃdia, assume como COO, e Luiz Lapetina, atual CTO da e-Midia, será o CTO do novo Grupo. Com a fusão, a empresa passa a contar com 80 funcionários, divididos em três escritórios, localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santos. A receita virá depublicidade (60%) e de outros modelos de negócios (40%), como comércio eletrônico, e-learning, licenciamento de conteúdo e plataformas, assinaturas de serviços, inteligência de mercado e aplicativos para plataformas emergentes, como vÃdeos e tablets.
O GrupoMulher.com terá 12 propriedades â Bolsa de Mulher, Vila Mulher, Cyber Cook, Cyber Diet, Bolsa de Bebê, Estrela Guia, Te Contei, Pink Adnetwork, iTodas, Bem Leve, Bolsa Gourmet e Movimento Rosa â e quatro unidades de negócios â Sophia Mind, Bolsa de Mulher Shop, Universidade Feminina e Bolsa TV.
âAtravés de pesquisa com usuárias do Bolsa e usuárias em potencial, descobrimos algumas oportunidades em termos de portfólio e a e-MÃdia tinha as propriedades que melhor complementavam o Grupo Bolsa de Mulher. Outro ponto ainda mais relevante foi o baixo Ãndice de duplicação na soma de nossas audiências, o que faz do GrupoMulher.com um dos gigantes no setor de mÃdia digital feminino do Brasilâ, afirma Carla Esteves, CEO da nova empresa.
A fusão une dois empreendimentos pioneiros na internet brasileira, já que a e-MÃdia começou suas atividades em 1997 e o Grupo Bolsa de Mulher em 2000, e reforça o posicionamento que as duas companhias conquistaram separadamente.
Para Alexandre Canatella, COO da nova empresa, “a companhia resultante desta fusão seguramente adiciona uma vantagem competitiva para seus stakeholders, unindo talentos de desenvolvimento e geração de produtos complementares acelerando a oferta de uma valiosa experiência online cada vez mais sofisticada para as mulheres e para o mercado”.
âAcreditamos ter reunido nesta fusão um conjunto único de acionistas, equipe de gestores e empreendedores com uma visão inovadora que posiciona o GrupoMulher.com como o principal player de mÃdia digital na Internet brasileiraâ, afirma Sami Haddad, Diretor de Relações com Investidores, da Ideiasnet.
“Muito mais que um movimento de consolidação do setor feminino, a fusão entre Bolsa de Mulher e e-MÃdia não apenas define a companhia resultante como uma das gigantes do segmento, mas também passa a oferecer aos anunciantes soluções inéditas para conectá-los à s 17,5 milhões de visitantes das suas propriedades”, diz Romero Rodrigues, sócio investidor da e-MÃdia.
Sobre o Bolsa
Fundado em 2000, o portal Bolsa de Mulher deu inÃcio em 2005 à trajetória para se tornar um dos principais grupos de mÃdia digital multiplataforma feminino do paÃs. à época, foi identificada uma enorme oportunidade de mercado: um grande público, que buscava conteúdo qualificado e interação, e mais de 450 marcas que precisavam falar com esse público e não tinham onde anunciar.
Em 2006, a Ideiasnet, única empresa de venture capital listada na Bovespa, decidiu apostar no Bolsa de Mulher. Naquele momento, ao contrário do que ocorria nos Estados Unidos e na Europa, não havia no Brasil uma grande empresa online voltada para elas. E assim, de um site especializado no público feminino, o Bolsa de Mulher se transformou em grupo de mÃdia digital multiplataforma. Tendo como carro-chefe o Bolsa de Mulher.com, portal de conteúdo com rede social, o grupo possui ainda as marcas Bolsa de Bebê, Estrela Guia, Te Contei, Pink Adnetwork, iTodas, Bem Leve, Bolsa Gourmet e Movimento Rosa â e quatro unidades de negócios â Sophia Mind, Bolsa de Mulher Shop, Universidade Feminina e Bolsa TV.
No final de 2009 foi lançada a O grupo Bolsa de Mulher está presente nos principais portais brasileiros, como MSN/Microsoft, Yahoo, além de ser parceiro dos canais Sony e Mega TV; da Hands, na produção de aplicativos para celular; da One Mobile, para serviços de conteúdo via SMS; e da YMedia, no Digital Out of Home.
As marcas do grupo
Portal Bolsademulher.com â Carro-chefe da empresa, o portal oferece conteúdo editorial, vÃdeos e rede social. Por lá, circulam milhões de mulheres por mês, trocando experiências, criando grupos e consumindo produtos e serviços voltados para elas. Há ferramentas como Mostre Seu Estilo, uma comunidade de moda, e o Make UP, ferramenta interativa de beleza.
Bolsa de Bebê â Conteúdo exclusivo para mães e gestantes.
Estrela Guia â Oferece artigos e serviços gratuitos, como o horóscopo online, e e-commerce de produtos como Mapa Astral e Mapa do Amor, Numerologia e jogos de Tarot, em tempo real, via e-mail. O Estrela Guia é o canal Astral do Yahoo Brasil.
Te Contei â Portal de celebridades com vÃdeos exclusivos e cobertura completa nacional e internacional de astros e estrelas, além de rede social e fã-clube de artistas. O portal une fãs das celebridades e traz conteúdo qualificado.
Pink Ad Network â Maior rede de publicidade online feminina do paÃs, com mais de 130 blogs associados. Divididas por temas diversos, a Pink Ad Network possibilita que os anunciantes falem com o seu público-alvo de maneira direta e eficiente.
iTodas â Portal feminino que oferece conteúdo popular e vÃdeos.
Bem Leve â Portal de conteúdo focado em bem-estar, qualidade de vida e reorientação alimentar. Traz informações sobre alimentação, saúde, beleza e fitness e oferece serviços gratuitos para auxiliar usuários a melhorar seus hábitos alimentares e conquistar uma vida mais saudável.
Bolsa Gourmet â Canal com conteúdo e vÃdeos de gastronomia.
Movimento Rosa â Movimento social voltado para o otimismo, solidariedade e sensibilidade lançado em 2008.
Unidades de negócio
Sophia Mind â Primeira empresa de pesquisa e inteligência de mercado totalmente dedicada a estudar as mulheres. A Sophia Mind nasceu para ouvir as mulheres e orientar o mercado â e o próprio Grupo Bolsa de Mulher â de forma a atender à s suas necessidades. O Bolsa de Mulher vem construindo um novo conceito de grupo de mÃdia, com foco em multiplataforma para oferecer para a mulher o que ela precisa â de conteúdo a e-commerce â onde ela estiver. Na internet, no celular, na TV.
Bolsa Shop â Em parceria com o Peixe Urbano, a empresa lançou este ano o clube de compras com ofertas exclusivamente voltadas para o universo feminino.
Universidade Feminina â Primeiro centro de e-learning totalmente voltado para mulheres que oferece cursos à distância direcionados a todos os interesses e competências femininas: desde a maternidade até fotografia, passando por relacionamentos, astrologia e sexualidade.
BolsaTV â Produz conteúdo em vÃdeo multiplataforma â internet, mobile, TV por assinatura e digital out of home. Oferece programas semanais e diários nos portais do grupo, MSN vÃdeos, Yahoo Videos e telas de digital out of Home da rede Ymidia. Possibilita projetos especiais de branded content, um grande diferencial para anunciantes que desejam criar um verdadeiro engagement com as usuárias.
Sobre a e-MÃdia
Fundada em 1997, a e-Midia é uma das empresas pioneiras da Internet brasileira e seus fundadores são apontados como referência no cenário das startups de internet do Brasil. Desde 2007, Romero Rodrigues, fundador e CEO do BuscaPé, é sócio investidor da companhia.
A empresa dedica suas operações ao universo feminino através das marcas Vila Mulher (www.vilamulher.com.br), Cyber Cook (www.cybercook.com.br) e Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br), todas referências em rede social feminina e no segmento gastronômico e de bem-estar.
O número de interações e o grande conteúdo de interesse das mulheres disponibilizado pelas propriedades da e-Midia impressiona. Seus sites já registram mais de 102 mil posts editoriais, mais de 187 mil posts da comunidade e mais de 4 mil blogs no Vila Mulher.
O Cyber Cook, considerado o primeiro portal da Internet brasileira totalmente dedicado à gastronomia, foi lançado em 1997 e é hoje reconhecido como precursor dos conceito de web 2.0, tendo permitido desde o inÃcio a participação dos internautas por meio do compartilhamento de receitas e conhecimentos culinários. Atualmente, é o mais completo portal de culinária, com um acervo próprio que chega a 12 mil receitas e mais de 100 mil na comunidade dos usuários.
Já o Cyber Diet, criado em 2000, é um portal de bem-estar focado em um programa de reeducação alimentar, que inclui aplicativos que auxiliam seus usuários a reduzir o peso e ganhar uma vida mais saudável, seja no campo fÃsico ou mental. O site foi um dos pioneiros na Internet brasileira a investir no modelo de negócios de assinatura de serviços on-line.
O Vila Mulher, fundado em 2008, é um portal desenvolvido para atender as necessidades das mulheres, abordando assuntos como saúde, bem-estar, beleza, relacionamento, carreira, moda e filhos, entre outros. Traz, também, uma das primeiras redes sociais do Brasil em torno destes temas.
A e-Midia conta ainda com um diversificado portfólio de serviços on-line com soluções de mÃdia, inteligência de negócios, assinaturas de serviços online e licenciamento de plataforma corporativas envolvendo o seu portfólio. Com uma experiência de 14 anos na indústria on-line brasileira, a empresa construiu um forte expertise no desenvolvimento de aplicativos, plataformas de comunidades e conteúdo avançadas com um time profissional com reconhecida capacidade de inovação.
A empresa recebeu o reconhecimento de diversos prêmios importantes do Mercado, sendo três deles na categoria âAlimentos e Bebidas do i-Best (dois em primeiro lugar), ABAnet / IAB (Ouro) e Prêmio âHermann Gmeinerâ de Responsabilidade Social.
Alguns aplicativos e serviços de destaque:
Simulador de Beleza. Com este aplicativo disponÃvel no Vila Mulher é possÃvel associar e integrar a mÃdia on-line a uma poderosa ferramenta de Business Inteligence, onde o anunciante pode, além de expor sua marca e suas campanhas, acompanhar tendências de comportamento das mulheres. Com isso, além de uma ferramenta muito útil para as usuárias, o Vila Mulher é uma grande referência para acompanhar o comportamento feminino.
Closet Virtual. Este aplicativo permite que a usuária combine suas peças de roupas e compartilhe com as demais integrantes da rede. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 12 mil interações enviadas de usuárias, entre peças e montagens de looks, e mais de 1.500 comentários.
Há ainda outros canais e serviços muito acessados, como o Termômetro da Relação, que mostra o lado positivo e negativo de um relacionamento, com mais de 5 mil postagens de usuárias e mais de 3 mil comentários e conselhos emitidos, e ainda o Diário de Calorias, que permite o controle de consumo de alimentos, com mais de 9 mil anotações realizadas.