Eu estava na Campus Party quando encontrei o Millor Machado (blogueiro do Saia do Lugar, junto com o Luiz Piovesana e o Mauro Ribeiro) que pediu para apresentar um projeto. Tratava-se de um blog que ia centralizar posts de outros blogs e vender banners em conjunto, para serem exibidos nos blogs participantes. Logo descobri que o ReadWriteWeb Brasil (do Diego Gomes) era outro blog participante e recebi o convite para incluir o Startupi nessa. Muitos conversas e trabalho depois, lançamos neste instante o Hubit.
O Hubit é duas coisas: 1) um blog onde reunimos alguns dos principais posts dos blogs participantes (Saia do Lugar, ReadWriteWeb Brasil e Startupi); e 2) um modelo comercial em que cada anúncio será exibido tanto no blog do Hubit quanto nos blogs participantes.
Cada blog vai continuar existindo e funcionando da sua forma costumeira: independente mas engajada. O Hubit não vem para limitar em nome da exclusividade, mas para de repente dar um passo além. A ideia é proporcionar aos leitores uma experiência integrada de leitura sobre empreendedorismo e tecnologias da informação (com startups na encruzilhada).
Mas a maior diferença talvez seja com relação aos anunciantes: o Hubit proporciona tanto um alcance deste tipo de leitor quanto a atenção dos editores dos 3 blogs – que não estarão vendendo posts ou se vendendo nos posts, mas sendo transparentes. Como certamente os produtos, eventos ou marcas anunciadas terão uma aderência às temáticas dos blogs, então é mais do que natural os editores informarem sobre a chegada desses anunciantes e comentarem livremente (como sempre fazem) sobre o que pensam sobre o assunto.
Para o Startupi, é um prazer e um aprendizado se alinhar com o trio dinâmico Luiz, Mauro e Millor, de Campinas, que respira e inspira empreendedorismo, e com o mineirinho prodígio de Ouro Branco, Diego Gomes, que gostava tanto do Read Write Web que conquistou a posição de filial nacional.
Sigam @HubitBr no Twitter.
Leia sobre isso no ReadWriteWeb Brasil e no Saia do Lugar.