O BLINblin, aquele serviço de publicação de posts via e-mail da boo-box, foi descontinuado na última Segunda-feira. Conversei à pouco com o Marcos Tanaka, CEO da boo-box , para saber os motivos e um pouco da história deste serviço.
A boo-box tem trabalhado com ciclos rápidos de lançamentos de novos produtos. Em Outubro de 2008 lançou o Adbird, em Janeiro foi a vez do BLINblin e no mês passado surgiu o Sistema de Publicidade para Mídias Sociais , todos cobertos pelo Startupi.
O BLINblin esperava atingir um público que sabe que os blogs existem mas querem uma forma fácil de publicar, além de claro, monetizar esse conteúdo. Conseguiu nesses 3 meses de operação pouco mais de 500 usuários (e-mails diferentes cadastrados) e apenas cerca de 5% desse total continuava publicando. A maioria das pessoas (como eu) apenas criou um BLINblin para testar como a ferramenta funcionava.
Os que publicavam na maioria das vezes postavam conteúdo que segundo o Tanaka, não eram interessantes comercialmente o suficiente para serem monetizados. Muitas vezes tratavam-se de correntes, ou newsletters de empresas, imagens, etc. Não tinha usuário realmente criando conteúdo para a ferramenta.
Analisando o custo-benefício do serviço para a boo-box, a conclusão foi de que não valia a pena mantê-lo. No final da tarde da Segunda-feira um e-mail avisando a descontinuação do serviço foi enviado para seus usuários. Todos eles que cadastraram uma senha continuam tendo acesso ao programa de afiliados da boo-box.
Segundo o Tanaka, não houve nenhuma reação negativa ao encerramento do serviço. Perguntei sobre o conteúdo hospedado e se alguém requisitou cópia dele, mas como você já mandava por e-mail, as pessoas tem todo o conteúdo na sua caixa postal. De qualquer forma, se alguém requisitar seu conteúdo, é possível recuperá-lo solicitando ao pessoal da boo-box.
O interessante a notar nesta história é a rapidez com que o serviço foi descontinuado. Em geral empresas relutam em acabar com serviços novos mal sucedidos, na esperança que se tornem lucrativos. Em uma startup é possível matá-lo na fase inicial e focar naquilo que é mais importante para a empresa. Descanse em paz, BLINblin.