A Bidu chega ao mercado nacional como um e-commerce de seguros e serviços financeiros, com uma plataforma que possibilita a cotação do seguro de automóveis em até 30 segundos, comparação de preços e serviços associados e contratação do seguro de sua escolha, tudo 100% on-line.
Além de seguros para automóveis, a Bidu já oferece cartões de crédito, consórcios de veículos e imóveis e, até o final de 2012, disponibilizará a comparação e venda de seguros de vida, residência, viagem, aparelhos portáteis e seguros pet. A Bidu recebeu investimentos da Monashees Capital, uma das maiores empresas de Venture Capital do Brasil, e da MBS Seguros, tradicional corretora da cidade de São Paulo.
A Bidu tem como empreendedores Eldes Mattiuzzo, executivo com sólida experiência no mercado financeiro e empreendedor de Internet, Gustavo Pioto, ex-head do CortaContas – Buscapé Company, responsável pelas áreas de produtos e marketing, e André Piza, que comanda a área de tecnologia e inovação como CTO, tendo acumulado ampla experiência através de cargos de liderança tecnológica em empresas como Netmovies, Vostu e Uol.
Este time está à frente de um agressivo plano de expansão baseado no potencial de crescimento do e-commerce e domercado de seguros brasileiro. Dados da SUSEP sugerem que o mercado de seguros no Brasil deve chegar a aproximadamente R$ 100 bilhões em 2012, considerando apenas os ramos de automóveis, patrimonial e vida. Ainda assim, apenas 34% da frota brasileira possui seguro, e é cada vez maior a demanda por seguros e serviços de proteção, principalmente nas classes emergentes. Da mesma forma, segundo o e-bit, as transações de e-commerce devem chegar a R$ 23 bilhões este ano. Nos últimos seis anos, estes mercados vêm registrando um crescimento consistentemente maior do que o PIB brasileiro e devem continuar a crescer acima de dois dígitos nos próximos cinco anos.
“Trata-se de projeções animadoras, o que nos dá a certeza de chegar ao mercado no momento certo. Temos como investidores uma reconhecida corretora com experiência e profundo conhecimento do mercado de seguros, além de uma grande empresa de venture capital no setor de Internet, com contatos nas principais companhias de investimento do Vale do Silício, o que nos dá acesso às melhores práticas neste setor. Seremos um importante canal de distribuição de seguros e serviços financeiros no Brasil”, afirma Mattiuzzo.
O grande diferencial da Bidu é transformar o processo de contratação de seguros em algo simples e amigável ao usuário de Internet. A plataforma é integrada aos sistemas das principais seguradoras do País, de forma que as cotações de seguros passam a ser feitas diretamente pelo usuário, como já acontece há algum tempo na Europa e nos EUA.
A Bidu foi constituída como uma corretora de seguros devidamente autorizada pela SUSEP, e como corretora orienta seus usuários no preenchimento do cadastro, faz cotações diretamente nas principais seguradoras do País, recebe e disponibiliza em seu site as cotações em tempo real, de forma transparente e de fácil visualização. Com muito mais opções e informações, os usuários têm mais chances de fazer um ótimo negócio. A Bidu conta ainda com uma Central de Atendimento com profissionais qualificados para auxiliar os clientes, tanto nos procedimentos de contratação do seguro quanto em eventuais casos de sinistros, endossos e transferências. Todo este suporte é realizado de forma multicanal, por chat, e-mail ou telefone.
“Trazemos eficiência ao processo de contratação de seguros. Nós, brasileiros, adoramos comparar antes de comprar, tanto que o uso de ferramentas de comparação de produtos, serviços, passagens aéreas e hotéis tem se intensificado nos últimos anos no Brasil. Chegou a hora de também podermos contar com ferramentas de comparação e contratação de seguros e serviços financeiros on-line, para que o usuário tenha a liberdade de escolher o melhor serviço, como já acontece nas principais economias do mundo”, conclui Mattiuzzo.
Com todo esse suporte e equipe essencialmente on-line, a Bidu.com.br planeja ser o principal portal de busca e contratação de seguros e serviços financeiros do Brasil, disponibilizando, para isso, um amplo portfólio de produtos, apostando em constantes inovações de seu site e focando em processos de otimização no atendimento ao consumidor.
Aportes
Para estruturar a operação e iniciar a estratégia da empresa, a Bidu conta com investidores renomados em sua trajetória e com ampla experiência do mercado, como a MBS Seguros, corretora especializada na gestão de Seguros de Benefícios Corporativos, e Monashees Capital, uma das principais empresas de Venture Capital do Brasil, que investe principalmente em empresas de Internet com grande potencial de crescimento e que apresentam vantagem competitiva baseada em tecnologia ou inovação.
Equipe
Eldes Mattiuzzo é sócio-fundador e CEO da Bidu. Possui 17 anos de experiência no mercado financeiro, foi diretor geral da MaxFácil S.A. (joint-venture financeira dos grupos Unibanco e Ipiranga) e cofundador da Fairplace, comunidade de empréstimos na internet. Atuou em segmentos de crédito ao consumo, cartões de crédito, banco comercial e banco de investimentos pela Fininvest, Unicard, Unibanco e Banco Nacional. Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Unicamp, pós-graduação em finanças pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo, MBA no Brasil pela Fundação Dom Cabral e MBA nos Estados Unidos, por Stanford University.
Gustavo Pioto é sócio-fundador e responsável pela área de produto e marketing digital da Bidu. Com mais de sete anos de experiência no mundo on-line e mais cinco em publicidade e marketing, já teve participação em grandes portais, como ShopFácil (Grupo Bradesco) e head do CortaContas, portal gerador de Leads para o mercado financeiro do Buscapé Company. Possui bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela PUC de São Paulo, e Pós-Graduação em Comunicação, Mercados e Tecnologia da Informação, pela FIA-SP, além de especializações em projetos, como PMI, e larga vivência em processos de desenvolvimento ágil (SCRUM).
André Piza é sócio-fundador e CTO da Bidu. Com mais de 15 anos de experiência na indústria de tecnologia, passou por diferentes segmentos de mercado. Recentemente atuou como head de tecnologia em empresas como Netmovies, Vostu, Playphone e em papéis estratégicos no UOL e Vidatis. Possui forte experiência com sistemas web de grande audiência, bem como pesquisa e desenvolvimento, sendo mestre pela UNICAMP e iniciado doutorado na USP-IME, além de educação executiva pelo MIT.