Aconteceu há alguns dias na Haas School of Business da Universidade de Berkeley (na Califórnia) a Berkeley Latin American Business Conference 2012. Com foco em negócios na América Latina, o evento contou com palestrantes e painelistas brasileiros.
Falaram no evento Stelleo Tolda (EVP, COO, Mercado Libre and MBA at Stanford Graduate School of Business), Walter Schalka (CEO Votorantim Cimentos), Eduardo León (Partner and Managing Director, BCG Mexico), Mariana Donangelo (Investment Team, Accel Partners), Bill Reichert (Managing Director, Garage Technology Ventures), Santiago Subotovsky (Principal, Emergence Capital), Amit Garg (Senior Associate, Norwest Venture Partners), Bedy Yang (Principal, 500Startups) e Susan Jenkins (Managing Director, EBI).
Conforme o brasileiro Carlos Façanha (engenheiro de computação pela USP e estudante de MBA na Berkeley-Haas e um dos três co-gestores do evento), as discussões foram em torno dos seguintes tópicos:
Foto: Jim Block.
1- Por que o Brasil e a America Latina estão atraindo tanto a atenção dos investidores do Silicon Valley?
- Tamanho do mercado e maturidade (ex: penetração do acesso à internet em 2000 e hoje);
- Qualidade do empreendedor melhorando. Alguns empreendedores que já tiveram sucesso na região provendo mentoring para os novos empreendedores. Muitos brasileiros/latino-americanos que tiveram acesso a educação fora de seus países voltando para empreender;
- Mais e maiores M&As ocorrendo na região, gerando oportunidades de saída para investidores;
- Muitos investidores que perderam a oportunidade de investir na China e Índia, não querem perder a oportunidade agora de investir no Brasil/LatAm;
2- Onde estão as maiores oportunidades?
- E-commerce (diferente dos EUA, o e-commerce no Brasil/LatAm prove acesso a produtos que os consumidores não teriam acesso de outra forma);
- Serviços em que ainda temos grandes gaps (Educação, Serviços Financeiros, etc.);
- Marketplaces verticais;
3- Quais são os principais desafios?
- Ainda a qualidade/mindset do empreendedor;
- Controle de capitais, impostos, ambiente legal;
- Ausência de casos de sucesso;
4- O modelo de fazer copycats é sustentável?
- O painel concordou que há muito mérito em adaptar um modelo que funciona fora à realidade local;
- As chances de sucesso são muito maiores quando há um componente do modelo de negócios específico ao local (ex: logística, força de vendas, aspectos culturais, etc.);
- É sim possível inovar ao adaptar um modelo existente à realidade local.