Em busca de solucionar os principais desafios do produtor rural, a Belgo Arames anuncia o investimento de R$ 1,5 milhão na agtech Instabov, para impulsionar o desenvolvimento de um sistema de monitoramento em comportamento bovino. A tecnologia tem o objetivo de gerar dados capazes de oferecer mais produtividade, segurança e transparência nos processos que envolvem a criação dos animais, contribuindo para a sustentabilidade no campo.
Em fase pré-operacional, o Instabov monitora o comportamento de 300 cabeças de gado de corte de cinco raças diferentes, em seis fazendas localizadas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, por meio da aplicação de um colar que emite sinais para uma antena instalada no local. A geolocalização tem um raio de precisão de até 10 quilômetros, o que cobre uma área em torno de 31 mil hectares (310 Km²). A tecnologia permite que os dados sejam computados pela torre sem que os colares estejam conectados à internet – já que funcionam à base de uma bateria de durabilidade de 5 anos – e com atualizações a cada 10 minutos.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O colar custará cerca de R$29,90 por animal, e a tecnologia será comercializada por meio de assinatura mensal, via financiamento bancário viabilizado para o produtor rural. Para 2024 a expectativa é aumentar a oferta para o mercado nacional em 20 mil colares. Já em dois anos, a Belgo e a AgTech vislumbram expandir as fronteiras e iniciar a implantação da tecnologia em fazendas da Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Tecnologia da agtech
Dados de inteligência de rebanho como geolocalização, número de passos, deslocamento diário e mapa de calor são fornecidos via aplicativo instalado no smartphone. Essa leitura permite avaliações sobre onde investir em pastagem para o aumento de peso do bovino, como otimizar o uso do terreno da fazenda e qual animal adoeceu, está prenhe ou no cio. A partir de setembro deste ano, uma atualização do sistema também vai permitir avaliar a qualidade da reprodução dos animais.
O diretor de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo Arames André Ghion, ressalta que a Belgo vem ampliando de forma consistente a inovação aberta no Brasil e decidiu investir no Instabov por acreditar no seu pioneirismo e capacidade técnica. “Atualmente, temos conhecimento de poucas iniciativas no mundo que estão trabalhando em uma tecnologia semelhante. Desenvolver esse projeto no Brasil é fantástico porque vai ao encontro da nossa ambição, bem como do nosso posicionamento estratégico com o foco do cliente, que nos permite resolver, por meio da inovação, suas dores e desafios sob uma nova perspectiva”, afirma.
Ghion explica que a inclinação da metalúrgica para a pesquisa e o desenvolvimento de novos negócios tem fomentado um olhar mais atento para o futuro. “Passamos a nos questionar como serão as cercas, se virtuais ou uma combinação do físico – o arame – com o virtual, já que a maior parte das vendas do nosso segmento agro está concentrada nas linhas de arames e cercamentos rurais. Ainda não temos respostas, mas é importante que possamos construir o futuro do mercado juntos e de forma colaborativa com o ecossistema de empresas de tecnologia e startups”, completa.
O fundador do Instabov, Fernando Moraes, aponta que o sistema utilizado, o Lora, é inovador no agronegócio, pois a AgTech foi a primeira do setor a importá-lo. A proposta também passou por diversos testes, considerando o tipo de material instalado no boi e sua durabilidade. Até chegar à versão do colar, o Instabov havia desenvolvido outros dispositivos como cabresto, brinco e adesivo e constatou que a última solução performa com uma eficiência de 97%.
Além destes desafios, o Instabov precisava de dinheiro para seguir os estudos e escalar o negócio. “Começamos este projeto em 2015 com a ambição de mudar o jeito de fazer pecuária no Brasil, mas uma das principais questões enfrentadas foi a financeira. Sem o suporte da Belgo provavelmente não estaríamos mais no mercado. Nossa parceria foi estabelecida no fim de 2019 e mesmo com a pandemia na sequência, avançamos exponencialmente. A Belgo traz credibilidade, robustez e impulsiona o nosso negócio. Estamos satisfeitos com essa colaboração, porque a Belgo pensa lá na frente, como o Instabov”, conclui Moraes.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.