O Banco do Brasil lançou nesta sexta-feira (11) o PIX por aproximação, uma inovação que permite a realização de pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha de cartão, sem a necessidade de escanear QR Codes. A funcionalidade foi desenvolvida em parceria com a Cielo S.A. e, nesta primeira fase, será testada por um grupo seleto de correntistas em estabelecimentos previamente habilitados em Brasília (DF) e São Paulo (SP). O banco pretende liberar a nova modalidade para todos os clientes a partir de novembro de 2024.
Nova funcionalidade do Banco do Brasil tem medidas de segurança para compras acima de R$ 200
A tecnologia do PIX por aproximação é uma evolução em relação ao modelo tradicional via QR Code, onde o cliente precisa acessar o aplicativo bancário, escanear o código gerado pelo comerciante e concluir a transação. Agora, para compras de até R$ 200 de clientes BB, basta aproximar o celular da maquininha e a operação será processada automaticamente, de forma rápida e segura.
Para valores acima desse limite, um processo de autenticação adicional pode ser exigido, como a confirmação via senha ou biometria.
Além de simplificar o processo de pagamento, essa iniciativa antecipa a agenda do Banco Central, que prevê o lançamento do PIX por aproximação em nível nacional apenas em fevereiro de 2025. Com a nova funcionalidade, o Banco do Brasil visa tornar os pagamentos mais ágeis e reduzir o tempo gasto em transações, trazendo uma experiência mais fluida tanto para consumidores quanto para comerciantes.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!