O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, está chegando na reta final do ano com 40 contratos ativos com startups. O número, que representa quatro vezes mais o alcançado em 2022, é resultado de um movimento constante de aproximação com agentes parceiros do ecossistema e da evolução da cultura de inovação do banco, que em 2023 passou a contar com uma nova narrativa sobre o BVx, o ecossistema de inovação e parcerias digitais do banco BV.
Neste ano, o banco teve recorde de inscritos no seu Programa de Inovação Aberta com quase 150 startups participantes. Com o BVx, avançou para mais de 250 startups conectadas com a aplicação de 50 Pocs (Provas de Conceito) ao experimentar soluções em potencial para o desenvolvimento de melhoria contínua em produtos e serviços ofertados aos clientes. Entre elas, seis foram realizadas com startups oriundas da ‘Missão em Israel’, imersão realizada no início do ano por alguns executivos do BV no país que é considerado um dos maiores polos de inovação do mundo.
“Nossa estratégia de negócios contempla múltiplas iniciativas com parceiros e está ajudando a trazer a inovação para dentro do BV. Os resultados já podem ser percebidos em projetos como a participação do piloto do DREX e a tokenização de ativos. As startups têm percebido esse movimento e estão nos procurando cada vez mais para novas iniciativas. Se antes, nossas provas de conceito levavam quase um ano para serem concluídas, hoje são finalizadas em até 15 dias”, afirma Ricardo Sanfelice, diretor executivo de Clientes, Produtos e Inovação do banco BV.
O BV também conta com um CVC (Corporate Venture Capital) e tem entre as empresas investidas as empresas Portal Solar, Trademaster, Neon, Méliuz, Dr.Cash e Klavi. E ainda realizou o Inova BV, programa de intraempreendedorismo ligado ao BVx, e obteve 110 colaboradores envolvidos, o que permite que todas as áreas do banco sejam conectadas para melhor compreensão dos desafios e a melhor forma de trabalhar em novas soluções.
“Entendemos que a indústria financeira será inundada por novas tecnologias e queremos cada vez mais protagonizar as iniciativas que trarão disrupção para o mercado financeiro. Este crescimento acontecerá em conjunto com os mais diferentes parceiros, incluindo as startups, que nos ajudarão a impulsionar o desenvolvimento de novos negócios e serviços com foco na experiência do cliente”, finaliza Sanfelice.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.