Baanko Challenge não é de comer, é um evento social que quer ligar startups de impacto social, visando os Objetivos do Milênio, a investidores. O evento terá dois dias e acontecerá neste sábado e neste domingo, em Belo Horizonte.
Para que uma startup participe, bastava se inscrever no site (estavam abertas vagas para 100 startups até terça). A organização do evento iria fazer uma seleção dos inscritos baseada no impacto social das ideias ou negócios e soluções destes para solucionar os principais problemas alertados pelos Objetivos do Milênio.
O desafio de dois dias vai demandar dedicação exclusiva de todo o grupo. Serão formados oito grupos com cerca de quatro pessoas cada e os grupos terão que desenvolver em dois dias uma plataforma online funcional que no final do evento será doada para uma entidade carente, onde a meta é potencializar a atuação dessa ONG para atingir os Objetivos do Milênio da ONU.
O ambiente do desafio será propício para a criação de plataformas que irão gerar impacto social para solucionar os principais Objetivos do Milênio que foram definidos no ano 2000, pela ONU. São eles:
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
Na programação também haverá palestras sobre os principais temas no evento: startups, social, impacto social, ferramentas de gestão e aceleramento de negócios. Também haverá cursos de empreendedorismo.