Impressões de uma startup brasileira em um evento de classe mundial
Por Alain, do Urby*
Participar de um grande evento como o Alpha Web Summit, que aconteceu nos dias 30 e 31 em Dublin, na Irlanda, é uma experiência especialmente enriquecedora para quem tem uma startup. Estive na última edição e constatei o astral criativo no ar com mais de 600 empresas de todo o mundo, entre startups e empresa renomadas, reunidas em um mesmo local.
Um rápido passeio por um dos corredores já expõe a um número incrível (inacreditável tira o senso de terem sido pouco selecionadas) de startups, cada uma com seu novo produto ou proposta para atender uma demanda existente, melhorar um processo ou criar um serviço de valor agregado. Empresas Jovens, cheias de esperança e paixão, querendo mudar o mundo de sua própria forma.
Neste ambiente é possível colher novas idéias, seja por referências a produtos existentes em outros mercados ou por acesso às novas tecnologias. Alguns exemplo de tecnologia sinérgica com nosso trabalho foram ambientes virtuais, formas inéditas de agendamento, organização, pagamentos e realidade aumentada, tudo conversando com o próprio idealizador do produto. Saímos com alguns contatos promissores de possíveis fornecedores ou parceiros.
As palestras são igualmente proveitosas, divididas entre “painéis”, apresentações individuais e os chamados fireside chat, que são uma entrevista com alguns dos profissionais mais renomados do mundo de tecnologia. Muitas das conversas giraram em torno dos desafios de startups, histórias e lições das empresas, mindset de investidores, mudanças tecnológicas e sociais que veremos nos próximos anos, e as implicações disso para os negócios e para nosso dia-a-dia.
Alguns dos assuntos em pauta incluíam formas de pagamento, comunicação, velocidade de processamento, conteúdo e canais de divulgação. Outro ponto bastante discutido foi a diferença da mentalidade entre Europa e Estado Unidos, e como o Velho Continente está começando a gerar empresas criativas e inovadoras, mesmo sem o pensamento e estrutura do Vale do Silício.
Um grande diferencial do Web Summit é a iniciativa de networking, com oportunidade de pitch e das empresas, os próprios estandes, entrevistas com os participantes e a chamadas sessões de speed networking, que são uma espécie de rodízio, onde cada empresa tem cinco minutos para sentar com um investidor. Embora rápidos, esses encontros, toda a troca de experiências e contatos no evento, são como sementes, alguma delas pode render vários frutos!
*Alain Banfi é fundador e CEO do Urby, o primeiro buscador imobiliário com geolocalização do país – www.urby.com.br