A Apple ficou fora do top 5 celulares mais vendidos na América Latina. Uma pesquisa da Canalys, referente ao segundo trimestre de 2024, revelou que nenhum modelo da big tech foi campeão de vendas na região, que foi dominada pela Samsung e Xiaomi, na contramão de outros mercados ao redor do globo.
A análise das vendas revela que a Samsung segue na liderança absoluta, com a venda de 10,2 milhões de unidades e uma participação no mercado de 30%. A empresa sul-coreana conseguiu manter a posição de destaque devido ao seu portfólio diversificado e acessível, com modelos como o Galaxy A13 e o Galaxy A23, frequentemente citados como favoritos entre os usuários latino-americanos.
Motorola perde posto de marca mais popular na América Latina
A Xiaomi avançou 35%, ultrapassando a Motorola e se consolidando como a segunda marca mais vendida na região. Modelos como o Redmi Note 11 e o Poco X4 foram fundamentais para o aumento das vendas entre os consumidores latino-americanos.
Apesar de ainda ocupar a terceira posição no mercado, a Motorola tem enfrentado dificuldades para manter sua relevância diante da intensificação da concorrência e das mudanças nas preferências dos consumidores.
Marcas menos conhecidas superam gigantes da tecnologia
A Transsion, conglomerado chinês que abrange as marcas TECNO e Infinix, foi a empresa que mais se destacou no último trimestre, registrando um crescimento de 52% nas vendas e conquistando 9% do mercado. Outra fabricante chinesa que tem ampliado sua presença e investido no mercado latino-americano é a Honor, que teve um aumento de 47% nas vendas, atingindo cerca de 1,7 milhão de smartphones vendidos.
Apple tenta se reinventar para buscar novas fontes de receita
A Apple está investindo em um dispositivo doméstico para diversificar fontes de faturamento. O robô doméstico vai combinar uma tela, como um iPad, a um braço robótico capaz de inclinar verticalmente e girar 360°. O novo aparelho tem lançamento previsto para 2027. Centenas de funcionários foram designados para a criação do produto que promete transformar o mercado de dispositivos para o lar.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!